Já pensou em conhecer a Ilha do Farol, em Arraial do Cabo? Este destino é bastante procurado por turistas justamente por sua exclusividade. As belezas naturais fizeram com que surgisse a necessidade de limitar o acesso à essa praia maravilhosa.

Portanto, se você planeja conhecer esse local, existem algumas coisas que precisa saber antes de viajar. Mas não se preocupe! Ao longo deste artigo, você aprenderá tudo sobre a ilha, como a história do lugar e o que você pode fazer por lá.

Portanto, não deixe de acompanhar até o final!

Qual a história da Ilha do Farol?

Ilha do Farol, Arraial do Cabo
Capitão-Maycon

Um dos motivos que fazem com que a ilha seja mais atraente é o seu apelo histórico. Afinal, registros afirmam que existe uma menção à arvore existente no centro da praia em uma carta redigida por Américo Vespúcio. A história rica faz com que muitas pessoas queiram descobrir os segredos que a ilha guarda.

Ilha do Farol, Arraial do Cabo
Gabriel-Castaldini

Para chegar, é preciso fazer o passeio de barco que parte da Praia dos Anjos, também em Arraial do Cabo. A vantagem desse passeio é que você conhece também a praia do Pontal do Atalaia, a Praia do Forno e, por fim, a Gruta Azul.

Ou seja, é possível fazer 4 passeios em 1!

Ilha do Farol, Arraial do Cabo
Jose-Muniz

Vale lembrar que a Ilha do Farol é regulada pela Marinha. Isso significa que apenas 250 pessoas podem visitar a ilha pelo período de 45 minutos. Portanto, é preciso se planejar para fazer o passeio.



A regulação existe justamente para preservar as belezas naturais da praia.

Onde fica a Ilha do Farol no mapa?

Onde fica a Ilha do Farol no mapa
Onde fica a Ilha do Farol no mapa

O que fazer na Ilha do Farol?

1 – Sítio arqueológico

A árvore mencionada na carta de Vespúcio tem suas raízes protegidas, porém você pode visitar o local. A área é preservada e não é possível se aproximar muito da árvore que fica no sítio arqueológico.

Além desse marco histórico, a fauna da ilha apresenta diversos tipos de árvores, arbustos e plantas. Vale conhecer!

2 – Passeio náutico

Ilha do Farol, Arraial do Cabo
Juh-oliveira87

Como já mencionamos anteriormente, é preciso fazer um passeio de barco para chegar até a ilha. A vantagem disso é que você aproveita a vista do mar e, ao mesmo tempo, conhece outros locais paradisíacos.

A dica aqui é aproveitar ao máximo cada praia inclusa no roteiro.

3 – Trilha do Farol

Ilha do Farol, Arraial do Cabo
Mario-Sergio-Araujo

A Ilha do Farol tem esse nome por um motivo. Ao chegar no local, é possível escolher entre diversas trilhas que levam até o farol que deu nome à ilha.

Além de descobrir a fauna local, você aproveita a vista incrível do farol. Vale lembrar que as trilhas são pagas e só podem ser feitas com o acompanhamento de um monitor.

4 – Mar cristalino

A Ilha do Farol já protagonizou a lista de praia mais bonita do Brasil 3 vezes consecutivas. E não é por menos! A água na praia é calma e cristalina, perfeita para mergulhar e nadar entre os recifes e corais que podem ser vistos com facilidade.

Vale lembrar que por ser muito exclusiva, não existe muito comércio na ilha. Porém, uma das paradas finais do passeio de barco é um restaurante onde você pode aproveitar para fazer uma refeição.

O grande diferencial deste restaurante é que ele é flutuante! Então além de descobrir a gastronomia local, você aproveita também uma vista inesquecível.

Se você está planejando sua próxima viagem para Arraial do Cabo, não deixe de fazer o trajeto até a Ilha do Farol. Lá, você poderá construir memórias inesquecíveis com a sua família ou os seus amigos. Acredite, você não vai se arrepender!

Restou alguma dúvida sobre a Ilha do Farol? Então deixe o seu comentário. Aproveite também para compartilhar o artigo nas redes sociais!



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here