Arraial do Cabo é uma cidade da região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro. A lindas praias dessa região renderam algumas comparações com o Caribe devido o conjunto de belezas, especialmente a Praia do Farol Arraial do Cabo.

Arraial do Cabo pertencia a cidade de Cabo Frio, mas em 1985 foi emancipada e hoje possui sua própria estrutura organizacional. A cidade possui aproximadamente 30 mil habitantes que vivem da produção de sal, bicarbonato de sódio e o turismo.



Como chegar na Praia do Farol – Arraial do Cabo?

Praia do Farol Arraial do Cabo
Praia do Farol – Arraial do cabo por Edulonde

A Praia do Farol Arraial do Cabo está localizada em uma área de proteção da marinha. É uma reserva ecológica, por isso, todas as visitas são coordenadas pela marinha.

Para chegar na praia só existe um jeito,  “de barco”. Ela está bem pertinho da Ilha de Cabo Frio.

O trajeto só para o passeio nessa praia dura em média 40 minutos, os valores variam de acordo com a época, mas geralmente é apenas R$ 15,00. Mas, também existem os barcos de passeios que levam os turistas em outras praias, nesse caso, o preço varia conforme a empresa.

Praia do Farol Arraial do Cabo
Praia do Farol – Arraial do cabo por Ezarate

A saída dos barcos é na Praia dos Anjos, inclusive esses barcos devem ser os que possuem a licença da marinha para operar nesse trajeto. Se eles forem de grande porte, não podem chegar muito perto, nesse caso, são disponibilizados botes para aproximar os turistas.

O rigor no controle da entrada dos turistas é grande, é permitido que somente 250 pessoas entrem a cada 45 minutos. A questão é que para completar esse número de pessoas é muito fácil, pois são inúmeras saídas de barco diárias.

Portanto, se você não quer esperar em um barco a sua vez de entrar, é melhor agendar seu passeio na parte da manhã, pois a tarde, o fluxo de turistas aumenta.

Todas as ações dos visitantes da Praia do Farol Arraial do Cabo são monitoradas por fiscais.

Praia do Farol – Arraial do Cabo – Um cenário do Caribe

Praia do Farol Arraial do Cabo
Praia do Farol – Arraial do cabo por Jose Muniz

Por muitas vezes a Praia do Farol Arraial do Cabo configura as manchetes das principais revista de viagem, ela é considerada pelo INPE (Instituto de Pesquisas Espaciais) a praia mais perfeita do Brasil.

A Praia do Farol Arraial do Cabo possui 1 km de extensão é chamada de “Caribe Brasileiro” devido as areias claras, águas cristalinas, mar azul turquesa e belas dunas que cercam o local formando um aquário repleto de peixes.

Todos os turistas que visitam a Praia do Farol Arraial do Cabo ficam encantados com tamanha beleza.

História da Praia do Farol Arraial do Cabo

Praia do Farol Arraial do Cabo
Praia do Farol – Arraial do cabo por Ezarate

Você sabia que a Praia do Farol Arraial do Cabo tem um registro de 3 mil atrás quando ainda era habitada por indígenas?

Bem no meio da praia possui um sambaqui formado por conchinhas, a história conta que foi deixada pelo povo indígena.

Próximo do sambaqui, tem uma figueira centenária que é símbolo da Praia do Farol Arraial do Cabo. É difícil não notar esse presente da natureza.

E as ruínas do farol velho que foram construídas por Dom Pedro ll?  São grandes pontos dessa praia que precisam ser valorizados, afinal, faz parte da cultura brasileira.

Para visitar as ruínas, é preciso ter autorização dos fiscais da Marinha, eles acompanham. É uma trilha no meio do mata de 3 km, 2 horas de caminhada até os 71 degraus que levam a esse lugar impressionante.

É claro que o visual lá de cima compensa todo esse esforço.

O que fazer em Praia do Farol – Arraial do Cabo?

Praia do Farol Arraial do Cabo
Praia do Farol – Arraial do cabo por Juh oliveira87

Já mencionamos que a Praia do Farol Arraial do Cabo é um paraíso preservado e monitorado, portanto, não existe nenhuma infra estrutura turística. Alias, é proibido levar qualquer tipo de alimento e bebida, somente água.

O tempo de permanência na ilha é de aproximadamente 45 minutos, passa muito rápido. Então, aproveite para dar um mergulho nessa piscina natural.

A água do mar é bem gelada, mas se for no verão quem se importa não é mesmo? Afinal, só de contemplar as belezas desse lugar já é o bastante para saber o porquê a Praia do Farol Arraial do Cabo é o Caribe Brasileiro.

Na Praia do Farol Arraial do Cabo é permitido pescar e mergulhar.  As ruínas do farol é outra opção de passeio, mas só se você tiver a autorização da marinha.

Passeios de barco completo para conhecer a Praia do Farol Arraial do Cabo

Além da forma mais tradicional de se visitar a Praia do Farol Arraial do Cabo , existe a possibilidade de você fazer um passeio de barco mais calmo  nas mais lindas praias da região, incluindo as Prainhas do Pontal do Atalaia, Praia do Forno, Gruta Azul e a Praia do Farol.

Praia do Farol Arraial do Cabo
Praia do Farol – Arraial do cabo por Marcelo Ferreira Coelho

Entretanto, esse passeio leva 4 horas, pois vai parando nesses lugares, o preço também é outro, custa em média R$ 70,00.

É preciso salientar que o procedimento para entrar na Praia do Farol Arraial do Cabo não muda, nenhuma embarcação tem acesso privilegiados, todas devem seguir o mesmo sistema.

Portanto, como o acesso de pessoas é restrito na Praia do Farol Arraial do Cabo, esse passeio de barco mais completo sai por volta das 9:00 horas da manhã da Praia dos Anjos e sua primeira parada é na Praia do Farol. Desse modo, ninguém corre o risco de ficar sem conhecer o local.

Essa opção é a mais indicada para os turistas que ainda não conhecem as outras belas praias inclusas no roteiro, e também para aqueles que possuem mais tempo disponível.

Nesse passeio de barco para a Praia do Farol Arraial do Cabo o tempo de parada em cada praia é de 45 minutos a 1 hora. Dá tempo de mergulhar, andar de stand up paddle e praticar snorkeling.


Se você tiver sorte, vai poder avistar lindas tartarugas, arraias, golfinhos e até orcas.

Essas embarcações oferecem lanches rápidos e bebidas para comprar. Não esqueça que nenhum lixo produzido por você pode ser jogado nesse mar maravilhoso do Caribe.

Veja também:

Gostou das dicas sobre a Praia do Farol Arraial do Cabo?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here