Você conhece a cidade de Camaçari, que fica no estado na Bahia, no Nordeste desse nosso Brasil? Pois saiba que é uma das cidades que você com certeza precisa visitar antes de morrer!

Camaçari fica a cerca de 40 quilômetros da capital, Salvador. Por abrigar o polo Industrial de Camaçari, a cidade ficou conhecida como “cidade industrial”. Quem nasce em Camaçari é Camaçierence. É a quarta cidade com maior número de habitantes do estado da Bahia.

Camaçari Bahia – informações gerais e pontos turísticos

A cidade de Camaçari na Bahia tem área de 784,658 quilômetros quadrados, e uma população de mais de 281 mil habitantes. Com o segundo maior produto interno bruto municipal do estado (depois de Salvador, sendo também o 5º maior da Região Nordeste e o 38º maior do País), as pesquisas apontam como estimado mais ou menos 17 bilhões de reais (dados do IBGE), em 2014.

Ela está dentre os 71 municípios brasileiros que fazem parte do Mercosul.

Mas não viemos falar de números e sim de turismo.

A cidade oferece ótimos lugares para visitar e muitos eventos para participar. Escolhemos alguns para citar e já lhe instigar a visitar a cidade em sua próxima ida ao Nordeste. Confira:

Cidade do Saber é Camaçari na Bahia

Camaçari na Bahia é conhecida por abrigar também a Cidade do Saber. Dessa forma, ela oferece muitos projetos e eventos o que faz com o calendário social da cidade ganhe bastante movimento. Exposições, concertos e também espetáculos de teatro e dança fazem parte do arsenal.



Eventos em Camaçari na Bahia

Na cidade de Camaçari na Bahia existe uma festa bastante tradicional chamada festa do Boi Janeiro de Parafuso. É bem antiga, mas ainda celebrada com muita música e dança e de quebra o som do bumba meu boi. Ela surgiu na década de 1930 na cidade de Parafuso, daí o nome. A cidade conta também com o Boi Mirim de Parafuso que surgiu por meio do Boi Janeiro, os moradores encontraram nessa festa uma forma de não deixar a tradição morrer.

Ela surgiu em 1977 através de Dona Adélia, que morava na região após ela reunir-se às crianças em sua própria casa e então passaram a imitar os personagens da história.

Camaçari Bahia – fotos

Camaçari Bahia
Camaçari Bahia por Turismo Bahia
Camaçari Bahia
Camaçari Bahia por Turismo Bahia
Camaçari Bahia
Camaçari Bahia por Turismo Bahia
Camaçari Bahia
Camaçari Bahia por Turismo Bahia
Camaçari Bahia
Camaçari Bahia por Turismo Bahia
Camaçari Bahia
Camaçari Bahia por CostaPPPR

Praias em Camaçari Bahia

A cidade oferece cerca de 3 praias, são elas:

1 – Praia da Espera

Essa praia também é conhecida como Itacimirim – é um termo oriundo da língua tupi. Significa “pequena mãe de pedra”, através da junção dos termos itá (“pedra”), sy (“mãe”) e mirim (“pequeno”).

2 – Praia da Barra do Jacuípe

O que você encontrará nessa praia é um maravilhoso encontro com o mar. Ela fica a dez quilômetros do sul de Guarajuba. Na praia você ainda encontrará coqueiros, dunas, e barracas rústicas que serão capazes e oferecer-lhe petiscos e até mesmo caiaques para passeio.

3 – Praia Jauá

Essa praia possui mais ou menos dois quilômetros de extensão, mas isso não a impede de possuir um clima gostoso e calmo. E também, pessoas bastante hospitaleiras. Muitos bares e restaurantes costumam chamar a atenção do pessoal mais jovem para essa praia.

Você ainda encontra algumas outras praias na cidade vizinha, Lauro de Freitas também.

Feriados municipais em Camaçari na Bahia

Você pode aproveitar os feriados municipais da cidade, veja quais são:

  • Dia do Padroeiro do município – São Tomás de Cantuária (7 de janeiro).
  • Dia da Paixão de Cristo da sexta-feira Santa.
  • São João (24 de junho).
  • Dia das comemorações da Emancipação política do município (28 de setembro).

Agora já sabe que em sua próxima visita ao Nordeste não pode deixar de visitar as praias de Camaçari Bahia, mas também se permita perder-se um pouco em meio ambiente cultural e diverso que a cidade possui. Os eventos com certeza lhe enriquecerão, bem como os habitantes e a cidade como um todo!

Camaçari Bahia – Mapa

 



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here