É muito fácil de entender onde fica a Jamaica porque é uma região pertencente as Grandes Antilhas. Ou seja, é uma ilha banhada pelo Mar do Caribe.

A sua localização está aproximadamente a 145 km do Sul de Cuba. Embora a ilha não tenha acesso por via terrestre, os Países mais próximos além de Cuba são: Honduras, Nicarágua, Republica Dominicana, Belize e México.

Onde fica a Jamaica no mapa

A Jamaica tem uma localização privilegiada e destaca como uma das ilhas mais famosas e visitadas do Caribe.

Onde fica a Jamaica no mapa
Onde fica a Jamaica no mapa

A Jamaica é dona de uma beleza rara formada por praias, cachoeiras, rochas e lagoas encantadoras. Além de um povo amável que é formado pela mistura de povos.

Por mais que as pessoas não saibam onde fica a Jamaica certamente já ouviram falar porque a região é a referência do Reggae e do Rastafári. São as formas culturais do País se expressar.

O Movimento Rastafári é religioso que simboliza reação contra os padrões espirituais implementados pelos colonizadores Europeus.

O surgimento do Rastafarianismo iniciou na década de 1930 pelas classes menos favorecidas da Jamaica, entre eles os camponeses, negros e a trabalhadores Africanos que foram seqüestrados e levados a ilha para trabalhar como escravos.



A maioria dos negros levados a ilha da Jamaica para trabalhar são vindos das região da Etiópia, Somália e Sudão, o fato é que eles tinham contato com muitas religiões diferentes como o cristianismo ortodoxo, islamismo e o e judaísmo. Por isso, a criação do Movimento Rastafári que fazia apologia a essas crenças.

Outra grande característica da Jamaica é que as pessoas levadas a ilha falavam muitas línguas, entre elas: O árabe, aramaico e outros dialetos africanos.

Clima da Jamaica

Agora que você já se localizou e sabe onde fica a Jamaica é importante estar por dentro do clima dessa região incrível do Caribe.

Assim, como a maioria das áreas litorâneas banhadas pelo Mar do Caribe, o clima é tropical, quente e úmido.

Como a Jamaica pertence a área do Oceano Atlântico onde ocorre os furacões, é dentro do período de Junho a Novembro que eles podem ocorrer e devastar a ilha. É claro que não é sempre que isso pode acontecer, mas há riscos.

A temperatura do mar da Jamaica fica entre 26 graus nos meses de Janeiro a Março e 29 graus entre Julho e Agosto. Os meses mais secos e livre de chuvas são entre Dezembro a Abril, considerada a alta temporada dessa região do Caribe.

Como chegar na Jamaica?

Não existem vôos diretos do Brasil para a Jamaica, mas é possível pegar conexões para os Estados Unidos ou no Panamá. Mas, se você for para os EUA é exigido o visto, mesmo que somente para passagem.

Outra possibilidade de visitar a ilha é pegar um cruzeiro que parte de Miami. Mas para ficar mais dias nesse lugar encantador é melhor pegar um vôo, já que o cruzeiro é mais uma passagem rápida de no máximo 1 dia no lugar.

Curiosidades da Jamaica

O povo Jamaicano desperta muito interesse seja na música, religião, contos populares e linha de pensamento.

No quesito de crenças, eles adotam o Cristianismo Ortodoxo, entretanto, seguem no seu dia a dia os mandamentos Judaicos e baseiam seus costumes no Islamismo. Ou seja, o que para nós é uma mistura de crenças, para eles é modo de vida.

Mas, é possível detectar a influência dos costumes africanos no povo da Jamaica, principalmente no uso dos tambores nas comemorações religiosas.  Esse instrumento também é responsável pelo nascimento do Reggae, ritmo que é símbolo da Jamaica.

Apesar do reggae ser o estilo musical mais conhecido da Jamaica, é preciso dizer que o ritmo pode ter estilos diferentes como: Reggae Roots, Dance Hall, Dub, Raggas, entre outros.

Embora muitas pessoas não sabem onde fica a Jamaica é quase certo afirmar que já ouviram falar do maior nome da música dessa região, o ” Bob Marley” que espalhou a cultura musical da ilha para o mundo inteiro.

Turismo na Jamaica

A Jamaica está entre as ilhas que mais recebem turista do Caribe, especialmente americanos devido sua localização geográfica. Além disso, é rota de navios de cruzeiro.

Os principais pontos turísticos visitados da Jamaica são:

Ocho Rios – É uma cidade localizada no norte da Jamaica, rota de muitos cruzeiros, nesse lugar mágico você vai encontrar:

  • Belas cachoeiras (Dunn’s River Falls),
  • Island Gully Falls – Uma cachoeira com água incrivelmente cristalina;
  • Praia do James Bond – Onde foi gravado o filme 007;
  • Nine Mile – Refúgio onde Bob Marley cresceu;
  • Ocho Rios Bay Beach
  • Bamboo Beach
  • Jamaica Grande Beach;
  • Mahogany Breach;
  • Pearly Beach

Montego Bay – Outra cidade incrível da Jamaica, talvez a mais conhecida e estruturada da ilha. Muitas atrações na cidade com bares, música ao vivo e bons pontos turísticos:

  • Doctor´s Cave Bay – Uma praia muito bonita que vale a pena visitar;
  • Cornwall Beach;
  • Walter Fletcher Beach;
  • Aquasol Beach Park – Parque repleto de atrações e com uma excelente infra estrutura de bares, restaurantes , duchas e barzinhos.

Kingston – Quer conhecer a capital da Jamaica?  Os pontos turísticos por aqui são bastante históricos, e é claro, muito reggae e vida noturna agitada.

  • Fort Charles – O primeiro fort da ilha construído em 1650;
  • Museu do Bob Marley  (6, 56 Hope Rd, Kingston, Jamaica);
  • Parque da Emancipação – Oxford Road, Kingston, Jamaica
  • Mandela Park – 2 – 4 Constant Spring Rd, Kingston, Jamaica

Negril e Port Antônio tem belíssimas praias, álias como toda a Jamaica, citamos as principais em Negril: Seven Mile Beach, Bloody Bay, Half Moon Beach.

Praia em Port Antônio: Frenchman’s Couve, WinneFred Beach, Boston Beach, San San Beach, Navy Island.

Gostou de saber onde fica a Jamaica? Ficou com vontade de conhecer esse lugar encantador no Caribe? Espero que essas informações tenham te ajudado a saber mais sobre essa ilha incrível do Caribe.

Agora que você já sabe onde fica a Jamaica, confira essas fotos do lugar:

Onde fica a Jamaica
Onde fica a Jamaica
Onde fica a Jamaica
Onde fica a Jamaica

 



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here