Mesmo que você não saiba onde fica o Haiti, tenho certeza que já ouviu falar do lugar por causa das catástrofes naturais que ocuparam as manchetes de notícias em todo mundo.

No entanto, o que poucas pessoas sabem é que o Haiti possui belezas naturais de tirar o fôlego, pois é uma ilha do Caribe que está localizada na América Central, praticamente fronteira com a República Dominicana.

Os lugares mais próximos de onde fica o Haiti são: Bahamas, Cuba ao noroeste, Turks e Caicos ao norte e Navassa ao sudoeste.

Onde fica o Haiti - por bruno le bansais
Onde fica o Haiti – por bruno le bansais

Onde fica o Haiti no Mapa e Curiosidades sobre o Haiti

Agora que você já se localizou e sabe onde fica o Haiti, vamos abordar algumas particularidades desse País cheio de história.

Onde fica o Haiti

O Haiti é o terceiro País mais populoso do Caribe com aproximadamente 11 milhões de habitantes, fica atrás apenas de Cuba e da República Dominicana. Ocupa a mesma posição no quesito extensão territorial que fica em torno de 27 mil quilômetros quadrados.

O Haiti se destaca porque foi a primeira república negra de todo mundo a declarar sua independência, isso aconteceu em 1804 durante a revolução Haitiana que lutava contra  a escravidão.

O Haiti foi o único País estabelecido depois da revolta dos escravos, mas foi uma grande vitória para os negros de todo mundo.

A instabilidade política e as dificuldades econômicas do Haiti o colocam na lista do País mais pobre das Américas e um dos mais pobres do mundo. A população passa por grandes problemas financeiras, sendo que boa parte dos haitianos trabalham na agricultura, um setor fragilizado pelos desastres naturais.

A confecção de roupas e turismo também são outras áreas da economia de onde a população haitiana tira o sustento.

Clima e os desastres naturais

Embora a maioria das pessoas não saibam onde fica o Haiti, certamente já ouviram falar devido aos grandes desastres que já aconteceram no País e deixaram a população em grande apuros.

Especialmente no ano de 2010 onde mais 230 mil pessoas morreram, 300 mil ficaram feridas e cerca de 1,5 milhão ficaram desabrigadas por causa de um grande terremoto.

Pessoas perderam sua moradia em todas as cidades do País, inclusive na capital Porto Príncipe que luta até hoje para se recuperar dessa tragédia.

O Haiti possui clima tropical e chove muito mais no verão do que no inverno. A temperatura média do País é de 26 graus, sendo que em Agosto o calor é maior podendo chegar a 28 graus.

Cultura e crenças

O idioma oficial do Haiti é a língua Criola Haitiana que pode se dividida entre os dialetos Plateau e Flabas. O País possui um segundo idioma oficial que é o Francês.

Muito haitianos também falam o Inglês e o Espanhol.

A maioria da população é católica romana, depois protestantes, entretanto, a tradição do vodu ainda é forte no País e é percebida nas ruas através dos símbolos. A cerimônia envolve danças, música e tambores.

Turismo no Haiti

Muitas pessoas tem curiosidade de saber onde fica o Haiti devido as particularidades desse País. Não é preciso mencionar que o lugar tem praias incríveis e é dono de um cenário encantador formado por águas azul turquesa e areias claras.

O nome em Francês do Haiti é La Perle dês Antilles ( Pérola do Caribe), foi denominado assim pelas suas riquezas naturais. Entretanto, hoje o País luta para conseguir recuperar o turismo após todos esses desastres naturais.

Um dos principais eventos que acontecem no Haiti é o ” carnaval”, é um dos mais populares das Ilhas das Caraíbas” e ocorre na capital Porto Príncipe, Cabo Haitiano e Les Cayes.

Os desfiles e toda a programação do carnaval haitiano acontece no mês de fevereiro e no mês de Julho todos os anos.

1 – Praias no Haiti

A imagem de muitas pessoas de onde fica o Haiti é as quem passam na TV , ou seja, de completa destruição. No entanto, existem belas paisagens  que merecem ser visitadas. O fato é que o Haiti culmina muitas diferenças sociais que são notadas ao perambular pelas ruas, a maioria da população vive com uma renda diária de U$ 2,00.

As praias mais paradisíacas e visitadas no Haiti são:

  • Cotê des Arcadins
  • Caíra
  • Labadie Beach
  • Kokoyé Beach
  • Ilha da Tartaruga

A praia do labadee é outra preciosidade do Haiti, mas só pode ser freqüentada pelos passageiros do cruzeiro Royal Caribbean conferindo um turismo de luxo para poucos.

Porto Príncipe – capital é a cidade mais  visitada do Haiti, além disso, ela possui um boa infra estrutura de hospedagem formada por resorts, hotéis e pousadas.

Após o terremoto o Haiti ganhou um Hotel de luxo que possui características de resistência a terremotos e a prova de furacões.

2 – O que fazer no Haiti?

Além das praias paradisíacas existe muita coisa para se fazer no Haiti, especialmente com relação a história.

Agora que você já sabe onde fica o Haiti e se interessou em conhecer um pouco mais da cultura do lugar, que tal pensar nesses passeios se estiver fazendo uma visita no País?

  • Mercado de ferro em Porto Príncipe ( Le Marché em Fer) – É o mercadão público da cidade onde são vendidos alimentos, artesanato e outros produtos referente a cultura do País.
  • Les Cayes – A cidade portuária do Haiti. Lá tem uma ilha encantadora, uma boa opção para conhecer ( lle-àVache).
  • Palácio Sans-Souci – Onde morou o Rei Henri do Haiti.
  • Cap-Haitien– Conhecer a segunda maior cidade do Haiti é uma excelente opção, o lugar é bonito e possui uma arquitetura sofisticada.
  • Catedral Notre Dame no centro de Cap-Haitien – É o ponto central da cidade, mesmo em ruínas depois do desastre de 2010.
  • Museu Ogier-Fombrun – Mostra a história do Haiti.

O Haiti possui muitas belezas naturais que vão além das praias e ilhas. Há muitas lagoas e cachoeiras que encantam os visitantes, um delas é a Bassin Bleu que vale a pena visitar.

3 – Gastronomia no Haiti

Devido a mistura de influências a culinária do Haiti é muito rica. Os pratos típicos se dividem em: Carne suína, peixes, mariscos, lagosta, arroz, feijão,  vitela e frutas tropicais.

A fusão da comida africana, espanhola e indígena conferem muito sabor e tempero para os pratos.

Se você queria saber onde fica o Haiti, espero que essas dicas tenham te ajudado a conhecer um pouco mais sobre um País em dificuldades, mas que nem por isso, perde sua belezas naturais e a hospitalidade do seu povo.

Agora que você sabe onde fica o Haiti, confira essas fotos do Caribe:

Onde fica o Haiti - Lee Cannon
Onde fica o Haiti – Lee Cannon
Onde fica o Haiti - por bruno le bansais
Onde fica o Haiti – por bruno le bansais

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here