O luau na praia é uma tradicional comemoração havaiana com muita animação, danças, comida e bebidas organizadas no período noturno na areia da praia.

Entretanto, no Havaí, o luau pode acontecer também em outros lugares, especialmente em grandes produções que evidenciem a cultura local. Muitas apresentações típicas, comidas (especialmente o Inhame que é um símbolo do luau), trajes coloridos e  animação.

Se você acha esse conceito de festa interessante e quer comemorar seu aniversário, casamento ou qualquer outra ocasião especial, dá uma olhada nas dicas abaixo:

Planejando um Luau na Praia





Luau na praia
Luau na praia

O luau na praia ficou marcado em todo o mundo devido a filmes e programas televisivos que mostram essa forma de comemorar mais intimista. Mas, entenda que o luau também pode ser um grande evento como no Havaí.























A prova disso são as grandes festas de casamento que acontecem nas areias no  Caribe. É muito comum os noivos organizarem luau na praia em grande estilo com shows, danças, comida, bebida, fogueira e outras atrações.





















Da mesma forma, você pode optar por uma festa mais simples, com a presença de familiares e alguns amigos. O que realmente importa é que o evento seja bem organizado e que traga muita diversão a você e seus convidados.






















O primeiro passo para um luau na praia é fazer um check list com todos os detalhes que você vai precisar se atentar para promover aquela festa diferente que vai encantar seus convidados. Vamos começar?

Escolhendo o lugar da praia

O luau na praia tradicionalmente é feito na areia, a beira mar. Mas, você também pode escolher outro lugar ao ar livre para o “luau” como piscinas, sítios e outros lugares que tenha muito contato com as maravilhas da natureza.

Como o foco é a praia,  vamos evidenciar esse ponto de encontro. Tenha em mãos o número de convidados, essa informação é determinante para a escolha do lugar.

Para que o luau na praia seja bem sucedido você precisa escolher uma praia:





















  • Bonita e tranquila, dê preferência para aquelas com menos circulação de pessoas, esse vai e vem e muitos curiosos podem atrapalhar o seu evento;
  • Areia bonita, fina e jamais aquelas muitos fofas – A praia deve ter uma areia que facilite a circulação de pessoas, não aquelas que afundam conforme você anda, pois é preciso disposição para andar e dançar;
  • Avalie a segurança da praia – Cuidado com praias muito desertas que não possuem iluminação. Se informe sobre as melhores praias para fazer o luau na sua cidade;
  • Autorização da prefeitura – Você não pode simplesmente tomar conta da areia da praia por conta própria. No geral, o luau na praia precisa de autorização dos órgãos competentes.
  • Escolha da data – Avalie a melhor época climática na praia que você escolheu, para que o evento seja um sucesso o céu deve estar estrelado. Evite períodos em que costuma chover muito.

Decoração para um Luau na Praia

O luau na praia Havaiano é caracterizado por muitas cores, os elementos indispensáveis do evento são:

  • Flores coloridas;
  • Itens com palha para enfeitar a mesa de comida ( tem em muitas lojas de artigos de festa);
  • Mesa de frutas com barcos e esculturas;
  • Estacas de madeira;
  • Velas ( use recipientes para não apagar o fogo);
  • Mesas de servir comida mais rústica;
  • Lâmpadas penduradas para iluminar e criar um ambiente agradável;
  • Fogueira ( se o evento for com menos pessoas, é uma boa idéia se juntar ao redor dela);
  • Para os convidados pode ter mesas e cadeiras, mas a proposta de almofadas no chão e mesinhas baixas é interessante;
  • Forneça colares e tiraras havaianos para os convidados logo na chegada;
  • Peça para os convidados vestirem roupas leves, brancas ou coloridas para entrar no clima do luau na praia;

Comidas e Bebidas – O que Levar?






















Escolher o cardápio do luau da praia vai depender exclusivamente do tamanho do evento.

Se for uma festa de grande porte como casamentos, noivados e outras comemorações maiores você pode seguir o cardápio tradicional havaiano que são:

  • O Kalua pig ( o famoso porco cozido na terra)
  • Ceviche de salmão
  • Peixes cozidos
  • Purê de inhame
  • Pão de Inhame

A estrela do luau na praia no Havaí é o inhame, o nome da festa foi dado por causa desse tubérculo. Luau  significa em havaiano wehewehe (“como servir inhame”).





















É claro que você pode montar um cardápio da sua preferência com pratos leves, mesa de frutas para decorar o evento e muitos drinks coloridos que é  a sensação do luau na praia.

As bebidas devem ser refrescantes, uma boa idéia é o Mojito, Blue Hawaian, Pina Colada, Caipirinha, Água de Coco, Água Aromatizada, Sucos Naturais, Cerveja, entre outros.






















Evite bebidas muito fortes, não combina com o evento.

Se o luau na praia for menor, opte por algo mais simples como finger food, lanches naturais e bebidas prontas.

Músicas para o Luau na Praia – Se possível ao vivo

O luau na praia deve ter variedade musical, até porque é preciso respeitar o gosto dos anfitriões. Mas, é claro que se você quer fazer uma festa bem tradicional não pode faltar  o REGGAE.

























Uma paradinha para um violão ao redor da fogueira é uma boa pedida.

Se o evento for de grande porte, contrate uma banda, organize apresentações de dança típicas (como a dança do fogo) e outras atrações mais brasileiras.






















Dicas de Segurança na praia

A essa altura você já escolheu bem o lugar para fazer o luau na praia. Não importa se o evento for pequeno ou grande, os cuidados devem se seguidos.

Geralmente, os eventos maiores onde uma empresa de Buffet é contratada, eles levam seguranças para ficar de olho na movimentação. Mesmo assim,  se atente nas seguintes dicas:

  • Informe aos seus convidados que levem repelentes, afinal o luau na praia é em meio a natureza;
  • Evite levar coisas de valor, afinal, essa é uma festa onde a simplicidade é a grande atração;
  • Jamais entrar na água após beber muito, se o evento for maior, é importante ter um salva vidas por perto;

Se certifique que o lugar escolhido para o luau na praia é seguro. Depois de tudo organizado, curta bastante esse momento mágico com seus convidados.

Fotos de Luau na Praia

Luau na praia
Luau na praia