Florianópolis é um dos destinos turísticos mais visitados do Brasil, conhecida como a ” ilha da magia”, o lugar é realmente encantador. Mas, sua fama não se baseia somente nas melhores praias de Floripa, mas sim, pelas suas atrações variadas e festas que atraem um público descolado e bonito.

Florianópolis está dividida em 12 distritos e mais de 45 bairros, por isso é muito difícil conhecer a cidade toda em apenas uma viagem. São necessárias muitas idas a ilha para desfrutar de tudo que esse paraíso tem a oferecer.



Para facilitar um pouco a sua vida, nós separamos dicas incríveis sobre as melhores praias de Floripa e seus Pontos Turísticos. Confira!

Melhores praias de Floripa

Florianópolis tem 100 praias que são divididas em: Praias no norte da ilha, praias do sul da ilha, praias do leste da ilha, praias do continente, praias da baía sul e praias da baía norte.

Tem espaço para todos os tipos de turistas, os que buscam natureza e tranquilidade, badalação e gente bonita, surfe, glamour dos resorts e férias em família. Confira quais são as 7 melhores praias de Floripa para você planejar suas próximas férias.

1 – Praia Mole

Praia Mole - Melhores praias de Floripa
Praia Mole – Praias de Floripa – Por Bruno de Avila

A Praia Mole está localizada no leste da ilha de Florianópolis. A larga faixa de areia branca e o mar azul belíssimo atrai muitos jovens que gostam de trilhas, esportes como o surfe, salto de parapente e outras modalidades náuticas.

A trilha do Gravatá é onde saem os parapentes, de lá é possível aproveitar uma vista encantadora da Praia Mole.

O lugar também ficou famoso porque reúne um grande público GLBT, inclusive existe um bar que é o ponto de encontro da comunidade gay que é chamado de ” Bar do Beca”.

Além disso, outras baladas glamorosas voltadas para esse público são realizadas na Praia Mole.

Praia Mole - Melhores praias de Floripa
Praia Mole – Praias de Floripa – por Bruno de Avila

Gente bonita e disposta a conhecer novas pessoas é o destaque de uma das melhores praias de Floripa.

Pode-se dizer que é uma das melhores praias de Floripa em termos de curtição e conservação da natureza, pois não existem muitas construções ao seu redor.

Entretanto, por se tratar de mar aberto a água tende a ser mais fria do que outras praias do norte da ilha. Mas, no verão, esse detalhe é minimizado já que o sol deixa a temperatura da água ideal para banho.

A praia Mole tem um mirante localizado na Rodovia Jornalista Manoel de Menezes, 1747 onde é possível desfrutar de uma vista incrível da Lagoa da Conceição, Dunas da praia da Joaquina e da praia da Barra da Lagoa.

2 – Praia Lagoinha do Leste

Melhores praias de Floripa - Lagoinha do Leste
Praias de Floripa – Lagoinha do Leste – por sgt-bartos

Ainda no leste da ilha existe um outro cenário belíssimo com águas cristalinas e um azul surpreendente.

A Lagoinha do Leste é considerada uma das melhores praias de Floripa

Inclusive pelos moradores, mas por se tratar de uma área preservada, é possível ter acesso ao local somente por embarcação ou por trilhas.

Melhores praias de Floripa - Lagoinha do Leste
Praias de Floripa – Lagoinha do Leste – por Robersantos

Para conseguir chegar ao topo do morro é preciso ter muita disposição, mas o grande incentivador é a paisagem que vai conseguir visualizar. Após isso, são só descidas, a caminhada total leva em torno de 45 minutos.

A lagoinha do Leste não possui estrutura turística, ou seja, não há quiosques e restaurantes, por isso é muito explorada por surfistas e pessoas que curtem o descanso em meio a natureza.

3 – Praia de Jurêre Internacional

Melhores praias de Floripa - Jurere Internacional
Praias de Floripa – Jurere Internacional – por Lucas Gomes

Badalada e muito conhecida internacionalmente pelas suas belas mansões, inclusive de famosos, carros de luxos e muitas festas glamorosas.

No entanto, Jurerê não se destaca somente pelo luxo envolvido, mas sim, por sua belíssima praia de mar cristalino e areia clara e fina.

Praias de Floripa - Jurere Internacional - Creamfields Brasil / Marlboro
Praias de Floripa – Jurere Internacional – por Gerardo Lazzari

O ponto positivo é que as águas são mornas e calmas, ideal para crianças e quem não sabe nadar muito bem.

Dá para curtir uma das melhores praias de Floripa com muita tranquilidade e boa infra estrutura. Em Jurerê Internacional há muitos restaurantes, quiosques e beach clubes.

4 – Praia da Joaquina – Melhores praias de Floripa

Melhores praias de Floripa - praia Joaquina - Dunas
Praias de Floripa – praia Joaquina – Dunas – por Bruno de Avila

Mar com ondas grandes e agitadas ideal para o surfe, por isso a praia da Joaquina reúne jovens praticantes do esporte e muita gente jovem e bonita.

As rochas que estão localizadas no canto esquerdo da praia é o point de quem busca ter uma boa visão do mar e tirar belas fotos.

Melhores praias de Floripa - praia da Joaquina
Praias de Floripa – praia da Joaquina – por Lillian Silva

Além de ser uma das melhores praias de Floripa, a Joaquina reúne um grande público em toda alta temporada para apreciar as areias claras e mar azul.

Perto dali é possível curtir as dunas da Joaquina e brincar de sandboard, mais conhecido como surfe na areia. A praia conta com infra estrutura completa de quiosques e lojinhas.

5 – Praia do Matadeiro

Melhores praias de Floripa - praia do matadeiro
Praias de Floripa – praia do matadeiro – por Mauro Soares

Pouco conhecida pelos turistas a praia do Matadeiro fica localizada no Sul da ilha. Dona de uma beleza incrível essa praia só tem acesso a pé, mas a caminhada não é tão longa, 10 minutos é o suficiente para ter uma grande surpresa.

A praia do Matadeiro fica do lado da praia da Armação. Os frequentadores são surfistas, jovens e famílias que curtem apreciar a natureza.

O local possui dois quiosques e banheiros.

6 – Praia da Daniela – Melhores praias de Floripa

Melhores praias de Floripa - Praia da Daniela
Praias de Floripa – Praia da Daniela – por Ricardo de Bem

Águas calmas, cristalinas e muita tranquilidade. Dessa forma, se define a Daniela, uma das melhores praias de Floripa, um oásis para o descanso.

Como a praia da Daniela está localizada no norte da ilha, aproveite, pois as águas são mornas e mansas, ideal para banho.

O lugar ainda mantém suas características mais rústicas, portanto, não tem muita infraestrutura, os frequentadores dessa praia geralmente levam comida e bebida. Mas, do outro lado da rua à praia existem alguns restaurantes para refeições.

7 – Praia do Santinho

Melhores praias de Floripa - Praia da Santinho
Praias de Floripa – Praia da Santinho – por Mariordo

Uma extensa orla de areia branca e soltinha com um mar azul inebriante, é ali que está uma das melhores praias de Floripa e também um dos mais famosos resorts do Brasil, o ” Costão do Santinho”.

A praia fica localizada no distrito dos Ingleses e abriga um grande acervo ecológico para quem gosta de trilhas.

Quem gosta de curtir a natureza nesse local deve levar suas coisas, pois não há tanta estrutura de restaurantes e quiosques, em compensação, há varias opções de hospedagem.

Vídeo aéreo das melhores praias de Floripa

Pontos turísticos em Florianópolis

Como você já sabe, não vai faltar opções de praias na ilha da magia. Entretanto, os pontos turísticos em Florianópolis vão muito além de praias, tem ilhas, patrimônio histórico e muito mais. Confira!

# Ilha do Campeche

Melhores praias de Floripa - Ilha do Campeche
Praias de Floripa – Ilha do Campeche – por Rodrigo Soldon

A ilha do Campeche é um dos pontos turísticos em Florianópolis mais visitados, isso porque é um acervo ecológico tombado como patrimônio Arqueológico e Paisagístico Nacional.

Não são só as belas paisagens de mar azul e transparente que fizeram que a ilha do Campeche fosse considerada um patrimônio histórico, mas sim porque lá você encontra sítios arqueológicos, monumentos rochosos, estações líticas e trilhas.

O acesso a ilha é feito através de barcos com saídas da praia da Barra da lagoa ou da praia da Armação. Se prepare para ver muitos peixinhos.

# Ponte Hercílio Luz

Praias de Floripa - Ponte Hercílio Luz
Praias de Floripa – Ponte Hercílio Luz – por Ednei Fialho Lopes

A Ponte Hercílio Luz foi construída em 1922 para interligar a ilha ao continente, mas ela está desativada para o tráfego de automóveis e pedestres desde 1982. Mas, já existem projetos para reativá-la.

O cartão postal da cidade de Florianópolis não pode ser deixado de lado, vale a pena tirar lindas fotos. Para ter a melhor recordação, é melhor que a visitação seja no período noturno.

Tem dois acessos para a melhor vista da ponte Hercílio Luz que são:

  • Mirante da ponte Hercílio Luz – Rua Jornalista Assis Chateaubriand, 70, Centro
  • Beira mar continental que fica no bairro de Estreito – É possível ter uma bela vista da ponte.

# Centro histórico e o mercadão municipal

É impossível ficar indiferente aos pontos turísticos de Florianópolis, afinal, são muitas as atrações na cidade. No centro histórico você pode conhecer:

  • Mercadão Municipal – Encantador, se for nas sextas feiras no final de tarde é lotado de pessoas escutando música ao vivo e curtindo uma boa bebida e comida. Vale a pena conhecer o BOX 32.
Mercado Público Municipal – por Rodrigo Soldon
  • Catedral Metropolitana
Praias de Floripa - Catedral
Catedral – por Marta Moritz
  • Praça XV de Novembro
Praias de Floripa - Praça XV de Novembro
Praça XV de Novembro – por pepsiline
  • Palácio Cruz e Souza
Palácio Cruz e Souza
Palácio Cruz e Souza – por Vanderlei Bissiato
  • Museu Victor Meirelles
Museu Victor Meirelles
Museu Victor Meirelles – por Ministério da Cultura

# Santo Antônio de Lisboa

Praias de Floripa – Santo Antônio de Lisboa – por Simone Balster

A arquitetura açoriana de Santo Antônio de Lisboa destacam o lugar como um dos principais pontos turísticos de Florianópolis.

Lá também é possível encontrar excelentes restaurantes de frutos do mar com uma vista encantadora de uma das melhores praias de Floripa que leva o mesmo nome do distrito.

É possível conhecer outros pontos turísticos em Florianópolis como o:

Projeto Tamar que fica na Barra da lagoa

Projeto Tamar - Florianópolis
Projeto Tamar – Florianópolis – por Mx. Granger

A ilha da Anhatomirim e Baía dos Golfinhos que fica localizada na Baía Norte da ilha, no município de Governador Celso Ramos. Os passeios de barco saem da praia de Canasvieiras e do centro de Florianópolis;

Forte Anhutamirim em Florianópolis
Forte Anhutamirim em Florianópolis – por Jonas.Massaneiro

Ecomuseu do Ribeirão da Ilha – Localizado no Ribeirão da Ilha, visite o museu e aproveite para degustar as melhores ostras do Brasil. Na Rod. Baldicero Filomeno tem vários restaurantes á beira mar.


Ecomuseu do Ribeirão da Ilha
Ecomuseu do Ribeirão da Ilha – por Ecomuseu

Veja também:

Eu não disse que a ilha da magia é rica em atrações? Deixe sua opinião nos comentários!

E aí, gostou das dicas das melhores praias de Floripa e dos pontos turísticos da cidade? Na volta de Floripa vale a pena conhecer outras praias de Santa Catarina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here