Você conhece a Praia Branca Guarujá? A cidade do Guarujá é um dos destinos preferidos dos turistas no litoral Sul de São Paulo. O lugar possui belas praias  e uma completa infra estrutura hoteleira, bares, restaurantes e lojas para aproveitar bem os dias de descanso.

Com mais de 311 mil habitantes, a cidade de Guarujá fica localizada na microrregião de Santos. Não podemos deixar de citar que o lugar é um dos mais nobres do litoral Paulista, dividindo a posição com a Riviera de São Lourenço em Bertioga.

Guarujá tem 27 praias paradisíacas e donas de um cenário deslumbrante. Em especial, hoje vamos falar de todos os detalhes da Praia Branca Guarujá. Continue lendo.

Como chegar na Praia Branca Guarujá?

Praia Branca Guarujá
Prainha Branca – Guarujá por Ícaro Gimenez

A Praia Branca fica localizada bem na divisa do Guarujá com a balsa de Bertioga, para chegar no local é preciso pegar a balsa e depois percorrer uma trilha de 20 a 40 minutos, vai depender do ritmo de cada pessoa. A balsa para pedestres é gratuita.

O dois únicos jeitos de chegar a Praia Branca Guarujá é a pé (trilha) ou por barco.

A trilha é bem pavimentada, tem uma subida logo no começo de aproximadamente 15 minutos, depois é só descidas e plano. Já na subida dá pra ter uma visão incrível da Praia Branca.

Para a maioria das pessoas esse acesso é fácil. Além disso, ela possui bastante sinalização e tem corrimões durante o trajeto.



Mas, se você não gosta de fazer trilhas, existem muitos barcos que realizam a travessia para a Praia Branca Guarujá e ficam localizados próximos da antiga balsa, do lado do terminal de ônibus, o custo aproximado por pessoa é de R$ 20,00 em um percurso de 10 minutos.

Infra estrutura da Praia Branca Guarujá

Praia Branca Guarujá
Prainha Branca – Guarujá por erick-ls

Assim que você chegar na Praia Branca Guarujá vai perceber que se trata de uma Vila de Caiçaras com aproximadamente 350 habitantes, o lugar é preservado e pertence a reserva ambiental da Serra do Guararu.

Tem alguns quiosques no estilo bem rústico, padaria e restaurantes simples. Para se hospedar tem diversas opções para camping e umas pousadas até que bem estruturadas com ar condicionado e piscina.

Para quem gosta de comprar umas lembrancinhas tem uma boa variedade de artesanato, camisetas, cangas e acessórios hippies.

Nos finais de semana e feriados da alta temporada acontecem festinhas com reggae em um dos quiosques mais movimentado (Laricas).

As belezas da Praia Branca Guarujá

Praia Branca Guarujá
Prainha Branca – Guarujá por erick-ls

A Praia Branca Guarujá é selvagem, porém, não é deserta, pelo contrário, vive lotada de turistas na alta temporada que na maioria são jovens, surfistas e adoradores da natureza.

Cercada pela mata atlântica, a Praia Branca possui várias rochas que embelezam ainda mais o cenário. Logo a frente tem uma pequena ilha que pode ser visitada a pé quando a maré está baixa.

Bem no centro da praia tem um rio formando uma lagoinha de água doce.

A atmosfera da Praia Branca Guarujá é totalmente diferente das outras praias consagradas da cidade. Aqui predomina a simplicidade e o apreço pela natureza.

O público que frequenta a Praia Branca Guarujá é variado, é um lugar de todas as tribos. Tem os jovens, surfistas, tatuados, amantes de reggae, famílias com crianças e casais.

No quesito mar, é preciso ficar bem atento, a Praia Branca Guarujá possui fortes ondas, por isso muitos surfistas gostam do lugar. Mas, a boa notícia é que de um lado da praia tem o riacho com águas calmas e mornas para tomar banho.

O que você precisa saber antes de ir a Praia Branca Guarujá?

Planejar a viagem é sempre uma garantia que as coisas vão sair bem e sem imprevistos. Por isso, algumas dicas nunca é demais, confira:

  • Não esqueça de levar repelente. Por ser uma região rodeada de mata atlântica existem muitos pernilongos e insetos no local;
  • Se for de trilha, leve garrafinha de água para se hidratar durante o percurso;
  • Protetor solar não pode ser esquecido de maneira nenhuma;
  • Evite ir pela trilha em dias de chuva, pode ficar escorregadia;
  • Na alta temporada a Praia Branca Guarujá lota bastante, há muitas festinhas e luaus na barraca de praia do Laricas, portanto, não espere um lugar pacato como uma ilha deserta, mas também não espere grandes badalações;
  • Apesar das particularidades para acessar a Praia Branca, não se preocupe, não ha riscos de se perder;
  • Se você vai de carro até a balsa, tem estacionamentos próximos;
  • Muitas famílias vão com crianças e bebes, mas se for pela trilha é bom que esteja acostumado a andar bastante. Caso tenha que levar carrinhos e outros acessórios grandes, opte pelo barco para fazer a travessia;
  • Se optar em chegar na Praia Branca Guarujá por trilha, faça isso durante o dia, afinal, fica em meio a mata;
  • A balsa funciona 24 horas, entretanto, após as 23 horas é somente de hora em hora;
  • As normas ambientais da Praia Branca Guarujá exigem que cada pessoa carregue seu lixo para evitar a degradação do meio ambiente;
  • Não possui supermercado, portanto, leve tudo o que precisa de casa;
  • Se optar pelo camping, as opções mais em conta estão logo na entrada da Praia Branca, porém, mais longe do mar;
  • Só vá para a Praia Branca Guarujá se você não se importa em ficar em lugares mais rústicos e em contato com a natureza;

Á partir da trilha da Praia Branca Guarujá é possível conhecer mais dois lugares incríveis, um deles é a Praia Preta que fica a 300 metros e o outro é a Praia do Camburi a 800 metros.

Se você gosta de natureza a Praia Branca pode ser uma excelente opção de passeio, águas cristalinas e muito vegetação conferem um clima apropriado para curtir bons momentos de descanso.

Para fugir da grande movimentação de pessoas na Praia Branca Guarujá, o mês ideal para o passeio é na segunda quinzena de Janeiro.



Aproveite as dicas sobre esse paraíso e boa viagem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here