A praia do Éden fica no Guarujá, uma das cidades do litoral Sul mais importantes do estado de São Paulo. A cidade fica localizada na microrregião de Santos e possui aproximadamente 230 mil habitantes.

Guarujá já foi uma das cidades com empreendimentos imobiliários mais valorizados do litoral paulista, o lugar ainda abriga muitas mansões de famosos, coberturas e apartamentos de alto padrão próximos as principais praias da cidade.

Atualmente, o Guarujá divide esse posto com a Riviera de São Lourenço em Bertioga. De acordo com o levantamento, mais de 50% dos proprietários de imóveis no Guarujá vivem na capital paulista, apenas 20% deles moram no Guarujá.

Por isso, alguns especialistas qualificaram o Guarujá como a ” cidade dormitório”, onde as pessoas estão em busca de uma melhor qualidade de vida.

O Guarujá atrai muitos turistas devido suas belezas naturais, praias para todos os gostos e a possibilidade de respirar um ar mais limpo.  Nesse artigo, vamos falar da Praia do Éden Guarujá, um grande refúgio da natureza.

Praia do Éden Guarujá – Um verdadeiro paraíso preservado

Praia do Eden Guaruja - por enioprado
Praia do Eden Guaruja – por enioprado

Existem aquelas pessoas que gostam de areia, mar e badalação. Entretanto, há um público mais restrito que prefere refúgios na natureza, especialmente os cantos mais intocáveis possíveis.

É por isso que a praia do Éden Guarujá tem sido a escolha dessas pessoas que gostam de desbravar paraísos escondidos.



A praia do Éden Guarujá fica localizada no Morro do Sorocotuba ( entre as praias da Enseada e a Praia do Pernambuco). Como toda a praia preservada, o acesso não é tão fácil, se fosse, deixaria de ser um paraíso rústico onde quem impera é a natureza.

É fato afirmar que a praia do Éden é uma das praias mais bonitas do Guarujá, o objetivo é manter esse reduto ecológico isolado, por isso, o local não possui infra estrutura turística, ainda assim, é possível encontrar um barzinho local com algumas opções de bebidas e petiscos.

As águas são uma mistura de calmas e por hora há ondas, mas são excelentes para banho, cristalinas e esverdeadas. Areia clara e cercada por uma vegetação belíssima da mata atlântica.

A praia do Éden Guarujá não é grande, ela possui uma pequena faixa de areia que contem aproximadamente 100 metros.

Na alta temporada, um clube eletrônico (Vive La Vielocalizado na praia do Éden deixa o lugar mais agitado, é bem em frente ao mar localizado em cima de umas pedras.

O conceito dessa balada é justamente ficar cercado da mata atlântica em um verdadeiro reduto da natureza. A ideia surgiu por um dos idealizadores devido o apreço pela cultura Balinesa, por isso, diversas peças de decoração foram trazidas de Bali (Tailândia).

O que você vai ver na Praia do Éden Guarujá?

Praia do Eden Guaruja - por enioprado
Praia do Eden Guaruja – por enioprado

O mar da praia do Éden Guarujá é extremamente cristalino, por isso, há muita vida marinha. Se você tiver sorte poderá avistar muitos peixes, caranguejos, ouriços, arraias e até tartarugas marinhas.

Através do mergulho é possível visualizar até 10 metros de profundidade. Não é preciso dizer que não pode tirar o sossego desses animais, afinal, se trata do habitat natural deles.

Outro ponto interessante da praia do Éden Guarujá são sua rochas nos cantos da praia, além do visual impressionante é possível caminhar  em cima dos rochedos que ficam no lado direito, desse modo, a praia é vista de um ângulo totalmente diferente e encantador.

Praia do Éden Guarujá – Como ir?

Praia do Eden Guaruja - por enioprado
Praia do Eden Guaruja – por enioprado

Para chegar na praia do Éden Guarujá você vai precisar de um pouco de paciência e disposição, afinal é um refúgio ecológico.

O acesso é feito pela estrada Guarujá – Bertioga, é próximo da praia da Enseada. Você precisa subir o morro asfaltico de Sorocotuba ( pode ser de carro esse trecho). Depois de algumas curvas já é possível avistar o mar exuberante da praia do Éden.

Tem uma estradinha para estacionar o carro, se não tiver vaga, tem um estacionamento no local. Depois, é só pegar a trilha que exige um pouco de cuidado na descida, afinal tem muitas pedras e tem uns degraus em meio a mata. A caminhada pode levar uns 20 minutos dependendo do seu ritmo.

Praia do Eden Guaruja - trilha por enioprado
Praia do Eden Guaruja – trilha por enioprado

Tem dois estacionamentos, um que fica dentro do condomínio, mas tem poucas vagas, se chegar cedo, terá sorte de pegar uma vaga que facilita o acesso a praia.

Crianças e pessoas idosas devem tomar mais cuidado para não se machucar, por isso, ande sempre olhando pra baixo para saber bem onde pisa. Dependendo a mobilidade da pessoa, é preciso avaliar a visita nessa praia.

Dicas para curtir o dia na Praia do Éden Guarujá

Praia do Eden Guaruja - por enioprado
Praia do Eden Guaruja – por enioprado

Embora a praia tenha difícil acesso, na alta temporada enche bastante e como a extensão de areia é pequena pode ficar sem espaço. Você pode perceber a movimentação pela quantidade de carros estacionados na estradinha e no estacionamento. Por isso siga algumas dicas:

  • Em alta temporada, prefira visitar a praia do Éden Guarujá em dias de semana, sábados e domingos ela é lotada;
  • Só tem um quiosque na praia do Éden, o atendimento costuma ser muito cordial e oferecem ótimas opções de petiscos, mas se a praia estiver muito cheio, eles não dão conta. Uma opção é levar água e uns lanchinhos;
  • Não esqueça de levar protetor solar e repelentes. A praia do Éden Guarujá fica em meio a mata atlântica, por isso pode haver bastante pernilongos no local, a melhor solução nesse caso, é se prevenir;
  • O acesso a praia do Éden Guarujá é por meio do condomínio Sorocotuba, portanto, a poucas vagas para estacionar em seu interior, se estiver cheio é preciso deixar na rua, além disso, a praia é pequena. Se você quiser ir em sábado, domingo ou feriados chegue cedo, assim você garante o acesso mais fácil a praia de dento do condomínio;
  • Se você for visitar a praia do Éden Guarujá fora de temporada leve água e alimentos, pois o único quiosque pode estar fechado;

Espero que essas dicas sobre a praia do Éden Guarujá tenham te ajudado a se interessar por esse paraíso ecológico. Divirta-se!



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here