As praias de Guarujá são nacionalmente conhecidas pelas suas belezas. Guarujá é um município pertencente a estado de São Paulo, está localizada no litoral Sul na micro região de Santos, área metropolitana da baixada santista.

A cidade possui cerca de 311 mil habitantes, o principal gargalo da economia da cidade gira em torno do turismo sazonal que ocorre na temporada de verão. As praias de Guarujá concentram uma boa infra estrutura turística e são donas de uma beleza que encantam os visitantes.

Praias de Guarujá – Confira as 8 melhores

No Guarujá tem praia para todos os gostos, as mais badaladas onde circulam pessoas descoladas e que gostam de agito e as mais tranqüilas para o público que aprecia o sossego. Entre as principais estão:

1- Guarujá Enseada

Praias de Guarujá - Melhores praias

 

A enseada é a praia de Guarujá mais extensa, ela possui aproximadamente 6 km de extensão. O mar cristalino de cor azul e sua larga faixa de areia clara tornam a praia da enseada uma das mais visitadas da cidade.

A infra estrutura dessa praia é o grande chamariz de turistas. Ela possui inúmeros quiosques, serviços de locação de bicicletas, Jet-ski e pranchas. Além disso, próximo a praia estão localizados muitas lojinhas, hotéis e o maior aquário da América do Sul ( Acqua Mundo).



Outro ponto importante da Enseada é que é uma das praias de Guarujá mais completas para quem gosta de ter tudo a seu alcance, a orla para caminhadas e passeios de bicileta é extensa e bonita.

Os mais de 50 quiosques instalados na praia da enseada foram todos projetados em material pré moldado de PVC para se encaixarem nas exigências da lei da prefeitura com relação a sustentabilidade e também para oferecer mais conforto aos turistas.

2- Praia Pitangueiras Guarujá

Praias de Guarujá - Melhores praias

 

Outra praia de Guarujá agitada é a Pitangueiras. Ela está localizada na área central da cidade e é frequentada por um público descolado que curte surf, inclusive, recebe campeonatos da modalidade em algumas épocas do ano.

Apesar receber surfistas, a praia de Pitangueiras possui uma parte que fica no final da praia que é bem calma para banho. A infra estrutura encontrada na orla é completa, inclusive tem bons bares, restaurantes e uma feirinha de artesanato bem famosa em seu calçadão.

3- Guaiuba Guarujá

A Guaiuba é uma das praias de Guarujá para quem quer fugir do agito, mas ao mesmo tempo quer usufruir de alguma infra estrutura. Apesar de poucas opções de restaurantes e bares é possível encontrar alguns quiosques com bons petiscos e bebidas.

No entanto, o que realmente vale a pena desse paraíso são as águas límpidas e a natureza ao redor formada pela mata atlântica e lindas rochas.

Essa é uma das praias de Guarujá que oferecem tranquilidade as famílias e pessoas que não querem ficar no meio do fervo.

4- Praia do Tombo Guarujá

A praia do Tombo possui uma extensão relativamente pequena, mas se destaca pela águas cristalinas e limpas.

É uma das praias de Guarujá que também recebem campeonatos de surf devido sua as ondas. Como o próprio nome diz, a praia é de tombo, por isso, é preciso ter cuidado na hora do banho.

A praia do Tombo possui o selo de Bandeira Azul, foi a segunda praia do País a receber essa certificação que exige melhorias no tratamento de fontes poluentes e implantação de condições de acessibilidade.

A praia do Tombo possui vigilância por câmeras e salva vidas, além de bons quiosques para oferecer mais conforto aos turistas.

5 – Praia do Éden Guarujá

Uma das praias de Guarujá mais preservadas certamente é a praia do Éden. É um verdadeiro paraíso. O acesso é um pouco difícil, pois é uma praia mais isolada, entretanto, o visual vale muito a pena.

A praia do Éden fica localizada entre a praia da Enseada e a praia do Pernambuco. Possui apenas um quiosque que serve bebidas e porções e um chuveiro de água doce.

Se você gosta de tranquilidade, essa é a escolha perfeita.

6- Praia das Conchas Guarujá

Águas calmas e límpidas formando uma piscina natural são as principais características da praia das Conchas no Guarujá. Essa praia está localizada dentro de um condomínio luxuoso da cidade, é muito bem cuidado pela administração.

O acesso é permitido para qualquer pessoa, mas há exigências para o turista preservar bem o local. Inclusive algumas práticas esportivas são proibidas justamente para manter a limpeza da praia.

Essa é uma das praias de Guarujá que certamente é uma exemplo de sustentabilidade, é limpa, não tem esgoto jogado no mar e ainda possui cachoeiras próximas. Pelo fato da praia ser pequena, pode haver limitação de entrada de pessoas na alta temporada.

7- Praia de Iporanga

A praia de Iporanga também fica dentro do condomínio de luxo juntamente com a praia das Conchas e a praia de São Pedro. Essa também é uma das praias de Guarujá mais procuradas para quem gosta de tranquilidade.

A praia de Iporanga possui um cenário belíssimo cercado pela mata atlântica, lindas cachoeiras com piscinas naturais que atrai quem busca o descanso.

O seu acesso é por barco ou a pé pelo condomínio, não é permitida a entrada de carro na praia.

8- Praia de Pernambuco no Guarujá

A praia de Pernambuco é uma das praias de Guarujá bem movimentadas, isso porque ela abriga muitas atividades náuticas como caiaque, surf e bodyboard. Por esse motivo, atrai um grande público, especialmente jovens em busca de aventuras.

A praia tem excelente estrutura de bares, restaurantes e hotéis.

Outra grande atração da praia de Pernambuco é a Ilha dos Arvoredos que fica logo a frente, é uma área de preservação e auto sustentável. As visitas são monitoradas, mas é uma oportunidade para conhecer esse verdadeiro laboratório científico que estuda energias alternativas.

Fernando Eduardo Lee dedicou sua vida em pesquisas científicas na ilha do arvoredo, o lugar é uma atração a parte para quem se interessa em experimentos.



Espero que essas dicas sobre as praias de Guarujá tenham lhe ajudado a montar o roteiro da próxima viagem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here