O litoral norte de São Paulo é cheio de encantos e um dos municípios que colaboram para isso é São Sebastião localizado na microrregião de Caraguatatuba. As praias de São Sebastião fazem parte da rota turística mais visitada do litoral paulista.

Sol, mar, festas e muita agitação são as principais características das praias de São Sebastião na alta temporada.

São Sebastião possui cerca de 83 mil habitantes, o que poucas pessoas sabem é a cidade é uma das mais antigas do litoral norte de São Paulo antes de colonização Portuguesa.

Antigamente São Sebastião tinha sua economia baseada na pesca e na agricultura, inclusive haviam inúmeros engenhos de cana de açúcar que representava o desenvolvimento da região.

Hoje, a renda da cidade é mais voltada para o turismo. No total, as praias de São Sebastião são 36 e 5 ilhas. À seguir, vamos citar as principais:

As 8 melhores Praias de São Sebastião

Existem muitos motivos para você conhecer as praias do litoral norte, especialmente as de São Sebastião pela beleza das suas areias grossas, águas cristalinas e azuis. Mas, o que mais encanta nessa região são as belas montanhas cobertas pela mata atlântica formando um verdadeiro oásis da natureza.

As praias de São Sebastião são muitos visitadas por pessoas que buscam o descanso, surf e badalação. Tem opções para todos os gostos. Confira:



1 – Praia de Maresias

Praias de São Sebastião
Praia de Maresias – por ROBERTO C S OGUSKU

Maresias é uma das principais praias de São Sebastião. Ela se destaca pelo agito e sua boa infra estrutura que atrai um público descolado em busca de diversão.

Maresias tem bons restaurantes, bares e casas noturnas para entreter os visitantes. A praia de mar azul cristalino e areais claras sediam muitos campeonatos de surf e atrai um grande público durante a temporada.

2 – Praia do Toque Toque Pequeno

praias de São Sebastião
Praia do Toque Toque Pequeno – por Victor Lopes

Toque Toque Pequeno é uma das praias de São Sebastião para quem busca o inverso do agito. O público que deseja o sossego vai procurar essa opção, pois é ideal para casais e famílias com crianças.

A praia de toque toque pequeno possui poucas barracas durante a alta temporada, é um reduto cercado pela mata atlântica, areias grossas e águas limpas.

3 – Praia da Baleia

Essa é uma das praias de São Sebastião ideal para praticar esportes como: Vôlei, futebol, frescobol, corridas e caminhadas. A praia da Baleia possui uma extensa faixa de areia, além disso, a areia é compacta, diferente de outras praias da cidade  em que a areia é mais fofa.

É uma praia tranqüila, frequentada por famílias, pois o mar é mais calmo para banho. Tem um pequeno comércio ao redor.

4 – Praia do Camburi e Camburizinho

Uma da lado da outra ambas forma o par perfeito das praias de São Sebastião. Elas possuem uma grande infra estrutura turística formada por casas noturnas que lotam de gente bonita, especialmente artistas famosos.

Quem gosta de aproveitar as delícias gastronômicas dos lugares por onde passa, com certeza a praia do Camburi e Camburizinho é o lugar perfeito em São Sebastião, pois ela reúne os principais chefs da região.

Ambas as praias são belíssimas, areias claras e o mar possui ondas, por isso atrai muitos surfistas.

É possível ver lindas cachoeiras nessa região, além de trilhas e passeios de barco.

5 – Praia de Boiçucanga

Essa é uma das praias de São Sebastião que possui excelente infra estrutura para os turistas, é uma mini cidade, pois tem inúmeras opções de hospedagem, bancos, shopping, supermercados, centrinho comercial e excelentes opções de bares e restaurantes.

Boiçucanga é uma praia muito frequentada por famílias com crianças, casais e jovens. É um público variado em busca de sossego e estrutura para se divertir.

A praia de Boiçucanga ainda oferece vários passeios incríveis como as cachoeiras do Ribeirão do Itu que possui belas piscinas naturais para banho, trilhas que levam até a praia brava e boas opções para o final de tarde, como música ao vivo no Shopping Beira Praia.

Outra grande vantagem dessa praia, é que os valores praticados em hotéis e restaurantes são mais atrativos do que na badalada Maresias.

6 – Praia Brava

Essa é um das praias de São Sebastião dedicada aos amantes do ecoturismo. Apesar de muito pequena e rústica o lugar possui uma beleza incomparável. É uma área preservada, cercada de mata atlântica onde reina o sossego.

O seu acesso é muito difícil, é possível chegar por trilha a pé, barco, moto ou veículo 4×4. A praia Brava fica entre as praias de Maresias e Boiçucanga.

Para quem quer ir de trilha, um opção é pegar o caminho do oleoduto ( próxima da ponta de Boiçucanga). Para quem vai pela estrada de terra, ela começa bem no início d subida da Serra de Maresias, é possível avistar uma cachoeira perto da praia.

O mar é bravo como o próprio nome diz, por isso, os surfistas são os freqüentadores mais assíduos.

7 – Praia Barra do Una

Uma das praias de São Sebastião mais visitadas devido sua infraestrutura turística organizada. O local possui hotéis, bares, restaurantes e mercados. Além disso, há várias garagens náuticas e onde saem a maioria dos passeios de barco da região.

O destaque da Barra do Una vai para o encontro do mar com o rio Una formando uma península de areia. Além disso, a praia possui mar calmo e é cercada pela vegetação da mata atlântica, ideal para relaxar em meio a natureza.

8 – Praia de Juréia

Areia branca, mar cristalino  com um pouco de ondas, mas nada que te impeça de dar um bom mergulho. Cercada pela vegetação  da mata atlântica, a praia de Juréia é uma excelente opção para o sossego.

Possui alguma infra estrutura de barracas de praia. A região possui várias casas de veraneio.

As praias de São Sebastião são um verdadeiro encanto. Além disso, a região possui algumas ilhas como: Alcatrazes, Ilha das Couves, Ilha dos Gatos, Ilha de Toque Toque e Ilha Montão de trigo.

As ilhas podem ser vistas da estrada, geralmente elas são mais visitadas por mergulhadores.

Eu espero que essas dicas sobre as praias de São Sebastião tenha sido útil pra você escolher o seu próximo destino.



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here