A praia de Mongaguá, no litoral Sul de São Paulo, é um dos destinos favoritos dos paulistas. Por isso, a praia é bastante movimentada, principalmente em alta temporada, e reúne grupos de amigos, famílias, crianças e até mesmo residentes locais que querem curtir o dia na areia e aproveitar o sol!

Com 13km de extensão, ela fica localizada a cerca de 1h e 30 minutos do centro de São Paulo (Lista de praias de SP). Por isso, é ideal tanto para viagens longas como para quem quer fugir da cidade nos fins de semana!

O que fazer em Mongaguá?

Mongaguá Litoral Sul SP
enioprado

Uma das principais coisas que os turistas precisam ter em mente é que o mar de Mongaguá é bastante agitado. Por isso, os salva-vidas estão sempre a postos e recomendam que os banhistas evitem ir muito para o fundo.

Além disso, é possível encontrar banheiros públicos em todos os quiosques.

1 – Trilhas

Mongaguá Litoral Sul SP
rocaco

A trilha do Poço das Antas fica a cerca de 600m do centro da cidade e custa R$2 para ser acessada. A grande vantagem dessa trilha é que ela pode ser feita com crianças e oferece um parquinho com brinquedos para os pequenos, quiosques e piscinas naturais tranquilas, próprias para o banho.

Além de Poço das Antas, Mongaguá conta com diversas trilhas ecológicas onde é possível conhecer a história da cidade. Existe um complexo dos rios Bichoró, Mineiro e Aguapeú que caracterizam a Reserva Ambiental da Mata Atlântica. O agendamento para conhecer pode ser feito na Diretoria de Cultura e Turismo de Mongaguá.

2 – Plataforma de pesca em Mongaguá

Mongaguá Litoral Sul SP
RauLIzar

Quem gosta de pescar não pode deixar de visitar a plataforma de pesca. A construção conta com braços de 86 metros que avançam 400 metros em direção ao mar. Por isso, ela é ideal para quem quer aproveitar o silêncio e pescar.



Para visitar, vá até o bairro Agenor de Campos, a 9km do centro. Quem gosta de aproveitar a vista da praia durante a noite também pode aproveitar o local, já que ele fica aberto para os turistas 24 horas por dia.

3 – Mirante da Padroeira

Quem gosta de mergulhar na cultura local não pode deixar de visitar o mirante da Padroeira. Ele fica localizado próximo à entrada da cidade e pode ser acessado por uma trilha rápida. O fim leva à estatua de Nossa Senhora de Aparecida, a padroeira da cidade.

4 – Feira de Artesanato em Mongaguá

Mongaguá Litoral Sul SP
enioprado

Visitar a praia de Mongaguá e a feirinha de artesanato é uma das grandes tradições da cidade. No centro da cidade, você consegue conhecer o trabalho de artesãos locais e até mesmo comprar lembrancinhas para as suas pessoas queridas. Vale muito a pena conhecer!

5 – Praia de Mongaguá

Mongaguá Litoral Sul SP
Dornicke

Agora, se você quer curtir a areia e o mar, reserve a tarde inteira para passar com a família e os amigos na Praia de Mongaguá. O mar agitado é próprio para o surfe, mas os turistas devem ficar atentos porque é considerado perigoso.

Os quiosques na orla oferecem porções deliciosas de quitutes como peixe empanado, camarão, batata frita e mandioca. Também é possível aproveitar drinks e cerveja para se refrescar do sol quente da praia.

Agora que você já conhece as principais atrações da Praia de Mongaguá, chegou a hora de começar a planejar a sua próxima viagem. Por ficar muito perto da cidade de São Paulo, reserve um fim de semana para fugir do estresse da cidade grande e venha conhecer essa praia agitada no litoral sul. Boa viagem!

Quer saber mais sobre a Praia de Mongaguá ou compartilhar o seu itinerário com os nossos demais leitores? Aproveite o espaço abaixo para deixar um comentário. Não se esqueça também de compartilhar o artigo nas redes sociais!

 



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here