Certamente você já ouviu falar da Praia do Sonho Itanhaém. Ela fica localizada no município de Itanhaém na Baixada Santista pertencente ao litoral Sul de São Paulo.

Itanhaém é a segunda cidade mais antiga do Brasil, é um lugar repleto de história, pois foi o segundo núcleo populacional criado pelos colonizadores portugueses no Brasil em 1532. Entretanto, foi somente em 1561 que um documento histórico oficial marca o povoado local como a categoria de Vila.

Da década de 90 prá cá a cidade de Itanhaém cresceu bastante, praticamente dobrou sua população e deixou os ares de “interior” para ser uma área conhecida pela riqueza da mata atlântica e outras belezas da natureza.

Itanhaém significa ” Pedra que canta”. Nome originado do tupi antigo.

A cidade é um pólo turístico muito visitado, pois possui lindas praias, rios apropriados ( pesca, banho e navegação), cachoeiras de águas limpas, mata atlântica intocável, trilhas, reservas indígenas, construções mais antigas do Brasil ( A igreja Sant’Anna e a Câmara e Cadeia), mirantes, ilhas preservadas (Queimada pequena e queimada grande), único lugar do mundo que possui a cobra Jararaca ilhoa.

A principal praia da cidade é a Praia do Sonho Itanhaém, vamos falar mais sobre ela. Continue lendo.

Praia do Sonho Itanhaém

Praia do Sonho Itanhaém
praia do Sonho – Itanhaem por ThaisOliveiraSilva84

A Praia do Sonho Itanhaém já foi conhecida como “praia do meio”, sua localização é próxima da praia dos Pescadores, no caminho tem um algumas pedras e a escultura de Mulheres de Areia em referência a novela da rede Globo, cujo o cenário em  sua primeira edição (1973) foi em Itanhaém.



A Praia do Sonho Itanhaém é uma referência na cidade, é a mais agitada durante a alta temporada. Seu grande atrativo é a larga faixa de areia e sua localização privilegiada entre os Morros do Sapucaitava, Piraguyra e Pernambuco.

A Praia do Sonho Itanhaém possui 800 metros de extensão e uma vista incrível das belezas naturais e da Ilha da Queimada Grande e da Queimada Pequena.

A Ilha da Queimada Grande é também conhecida como ” Ilha das Cobras”, é uma área preservada, é o único lugar do mundo que possui algumas espécies de cobras mais perigosas como a Jararaca Ilhoa.

A ilha abriga mais de 4 mil , praticamente 1 por metro quadrado.

As principais características da Praia do Sonho Itanhaém são: Areia compacta e fina, mar com bastante onda e com pesca local. A maioria dos hotéis da cidade ficam localizados na Praia do Sonho, inclusive, diversas casas de veraneio também estão nos seus arredores.

Infra estrutura da Praia do Sonho Itanhaém

Praia do Sonho Itanhaém
praia do Sonho – Itanhaem por ThaisOliveiraSilva84

A Praia do Sonho Itanhaém possui uma bela vista, são muitos coqueiros em sua orla e as formações rochosas que conferem ao local um cenário perfeito para o descanso ou a prática de esportes.

É muito comum ver os visitantes fazendo caminhadas,  jogando vôlei e futebol de areia, além disso, alguns surfistas se aventuram nas ondas da Praia do Sonho.

A Praia do Sonho Itanhaém também abriga alguns quiosques e restaurantes que ficam lotados na alta temporada. É possível comprar frutos do mar fresquinhos, pois o mercadão do peixe fica próximo.

Passeios para fazer na Praia do Sonho Itanhaém

Praia do Sonho Itanhaém
praia do Sonho – Itanhaem por Gilberto Braga de Oliveira

As formações rochosas são o grande atrativo da Praia do Sonho Itanhaém, existem muitas paisagens  incríveis para fotos, uma delas é o caminho da Anchieta.

O caminho da Anchieta é uma espécie de passagem entre as rochas, pontes e dunas que fica na divisa da Praia dos Sonhos e a Praia da Gruta. Nesse trajeto é possível avistar belas paisagens e presenciar o mar batendo nas rochas dando origem ao significado do nome da cidade ” Pedra que Canta”.

O lugar é um belo cenário para fotos. Mais para frente tem a cama de Anchieta ( formação de rochas que parece uma cama) e uma ponte bem estruturada onde leva a bela gruta de Nossa Senhora de Lurdes que fica em uma praça, é um ponto muito visitado por turistas.

A Praia do Sonho Itanhaém está localizada na região central da cidade, por isso, é impossível deixar de visitar a Igreja Matriz de Sant’Anna, uma das primeiras construções católicas do Brasil. Ela fica localizada bem no centro.

Do lado da Praia do Sonho Itanhaém está a Praia dos Pescadores, onde está localizada o monumento ” Mulheres de Areia” que também não pode deixar de ser visitado e fotografado.

É claro que não dá pra deixar de conhecer o Mirante da Praia do Sonho no Morro do Sapucaitava. É possível chegar ao local de carro, para os mais dispostos tem um trilha muito bem sinalizada que leva ao mirante.

Praias próximas a Praia do Sonho Itanhaém

Itanhaém tem muitas belezas, próximo a Praia do Sonho é possível visitar outras praias como:

  1. Praia das Conchas
  2. Praia dos Pescadores
  3. Praia da Saudade
  4. Praia do Cibratel
  5. Praia da Gaivota
  6. Praia do Convento
  7. Praia da Tapirema
  8. Praia do Suarão

Atrações noturnas na Praia do Sonho Itanháem

Na alta temporada a Praia do Sonho Itanhaém é muito movimentada, pois geralmente são realizados muitas atrações musicais no local. Todos os eventos de verão de Itanhaém são realizados nessa praia, já que ela fica muito próxima ao centro.

Itanhaém tem bastante opção de bares e restaurantes para aproveitar a noite, a maioria ficam localizado na região do centro histórico da cidade. As opções estão reunidas em só lugar formando uma área bastante agitada na alta temporada.

Entre outras atrações noturnas na cidade de Itanhaém ficam a cargo de museus. Eles estão localizados bem próximos da Praia do Sonho Itanhaém, no centro histórico.

O destaque vai para o Museu da Conceição, a visitação vai mostrar tudo sobre a colonização da segunda maior cidade do Brasil, além de muitas fotos, jornais antigos e textos redigidos pelos colonizadores.

O Museu da Conceição está instalado em uma construção ( Casa de Câmera e Cadeia) que é considerada um patrimônio histórico da cidade, é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico.

Durante a noite é possível ver somente sua construção exterior. Para ver o interior do museu é preciso visitar de Terça a Sexta das 9:00 as 18:00 e aos domingos das 11:00 as 17:00.

 



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here