Talvez você nunca tenha ouvido falar de Ipojuca e nem imagina onde fica. Mas, eu tenho certeza que você já ouviu muito sobre “Porto de Galinhas”.

Porto de Galinhas é uma praia que fica localizada na cidade de Ipojuca no estado de Pernambuco.

Essa confusão é muito comum entre as pessoas que não conhecem a região, isso porque as a maioria das agências de turismo não citam a visitação na cidade, mas sim, usam a praia Porto de Galinhas como referência.

Ipojuca – Onde fica?

Ipojuca fica localizada a 45 km da capital Recife, ou seja, é um cidade pertencente a mesorregião metropolitana de Recife e é uma microrregião de Suape.

Ela possui aproximadamente 88 mil habitantes. A economia da cidade é baseada no forte turismo, já que as praias paradisíacas recebem visitantes do mundo inteiro.

Mas, não é só de turismo que vive por lá, a cidade é um dos maiores pólos industriais do estado de Pernambuco, pois muitas empresas se estabeleceram próximas ao Porto de Suape, uma delas é a Petrobrás que possui uma refinaria na região.

Muitos empresários investiram pesado na região de Ipojuca, o porto de Suape trouxe muita evolução para o lugar. Entre as principais empresas instaladas na cidade estão: Refinaria de cana de açúcar Abreu e Lima, Indústria Siderúrgica de Pernambuco e o Estaleiro Atlântico Sul.



Praias de Ipojuca

É impossível falar de Ipojuca sem citar suas belas praias, algumas delas são conhecidas internacionalmente, por isso são visitadas durante o ano inteiro, especialmente no verão.

As praias são donas de belezas raras, águas límpidas, mornas e sem ondas repletas de piscinas naturais.

Confira as principais praias de Ipojuca:

Porto de Galinhas – Ipojuca

Praias de Ipojuca Pernambuco - Porto de Galinhas Cleferson Comarela
Praias de Ipojuca Pernambuco – Porto de Galinhas Cleferson Comarela

A praia de Porto de Galinhas é uma das mais famosas não só do estado do Pernambuco, mas do Brasil. Já foi eleita por diversas vezes a melhor praia do Brasil por algumas revistas de turismo especializadas.

Águas mornas, cristalinas e as piscinas naturais são as grandes atrações da praia de Porto de Galinhas. É claro que é preciso citar o centrinho que é bem movimentado com lojinhas, bares e restaurantes.

Em Porto de Galinhas se concentram a maioria dos turistas que visitam a região. O lugar possui bastante opções de hospedagem.

Praia do Muro Alto – Ipojuca

Praias de Ipojuca Pernambuco - Muro Alto por Beto Quissak
Praias de Ipojuca Pernambuco – Muro Alto por Beto Quissak

Outro paraíso de Ipojuca é a praia de Muro Alto. Ela possui um extenso recife que forma uma incrível piscina natural.

Essa praia possui um cenário belíssimo, pois é cercada por muita vegetação da mata atlântica e manguezais. Além disso, esse o lugar dos melhores resorts da Ipojuca.

A região é marcada pelos resorts de luxo que atraem muitas famílias com crianças. Os principais são o Nannai Beach, Nannai Muro Alto, Summerville e o Beach Class.

Amantes de esportes náuticos como barco a vela e caiaque se concentram nessa praia.

Praia de Maracaípe – Ipojuca

Praias de Ipojuca Pernambuco - Praia de Maracaípe por Leandro Neumann Ciuffo
Praia de Maracaípe por Leandro Neumann Ciuffo

Por lá você não encontra só praias com águas calmas. A praia de Maracaípe é a prova disso, por lá, as ondas podem chegar a 2 metros de altura, o que é um verdadeiro paraíso para os surfistas.

A praia de Maracaípe também oferece infra estrutura para os frequentadores.

Praia do Cupe – Ipojuca

Outro reduto do surf, a praia do Cupe abriga inúmeros campeonatos estaduais e nacionais da modalidade. Entretanto, no canto esquerdo da praia dá pra mergulhar tranquilamente, pois as águas são calmas.

É umas maiores praias de Ipojuca, sua extensão é de 4,5 km.

Praia da Gamboa – Ipojuca

Se você gosta de paraísos intocáveis e sem grande muvuca, certamente a praia da Gamboa é o seu cantinho em Ipojuca.

O lugar é paradisíaco, mas como não tem muita infra estrutura os turistas geralmente passam de buggy e vão embora.

Praia da Enseadinha – Ipojuca

Mais uma praia deserta, possui arrecifes de corais, mar calmo, águas limpas e vegetação de mangues. É ideal para curtir a natureza.

Ipojuca Turismo

Além das belas praias, o turismo inclui passeios inesquecíveis como:

#Passeios nas piscinas naturais

Esse é um tour obrigatório para quem vai a Ipojuca. As jangadas saem de Porto de Galinhas e seu trajeto duram em torno de 15 minutos. O cenário é realmente belíssimo, pois é possível ver lindos peixes.

#Passeio de Catamarã até a praia de Carneiros

Se você vai ficar bastante tempo em Ipojuca, deve tirar um tempo para visitar a praia de Carneiros que fica em Tamandaré.

Todo o circuito é interessante, já que nas paradas é possível avistar belos cenários como: Rio Formoso, Banho de argila na Praia de Guadalupe, Igreja São Benedito, Banco de Areia, Piscinas naturais e Praias de Carneiros.

O passeio se inicia de van até o ponto de embarque do Catamarã, mas tem a opção de ir até a cidade de Tamandaré de ônibus, fica cerca de 40 minutos de Porto de Galinhas.

A praia dos Carneiros e sua região é incrivelmente bela. A parada para banho e almoço na praia é de cerca de 2 horas. A praia tem uma excelente infra estrutura para aproveitar os momentos.

No final da tarde, lá pelas 17 horas é o retorno para Porto de Galinhas.

#Passeio de bugue

Uma excelente forma de conhecer suas lindas praias é fazer um passeio de bugue.

Existem algumas praias mais afastadas que não podem ser visitadas de carro, por isso, o passeio de bugue ponta a ponta é a melhor alternativa. O tour é longo, dura cerca de 4 horas, pois inclui algumas paradas para banho.

As praias de Ipojuca visitadas nesse passeio são: Muro Alto, Cupe, Maracaípe e por fim, Pontal do Maracaípe. Lembrando que o passeio geralmente sai na área central ( Porto de Galinhas) ou a agência contratada pode passar no hotel.

Apesar de pequena, a cidade possui uma excelente infra estrutura de turismo. A vida noturna também é agitada com muitas lojinhas abertas, barzinhos e restaurantes. Também tem algumas opções para dançar.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre Ipojuca. Que tal programar uma viagem para esse lugar encantador e com praias paradisíacas?



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here