Você já conhece as praias de São José da Coroa GrandeSão José da Coroa Grande é um município de Pernambuco localizado no nordeste brasileiro. A região é conhecida pelo clima agradável e o sossego, fica estabelecida a 114 km de Recife.

A economia da cidade gira em torno do turismo, pesca e agricultura, além de abrigar belas praias  e a reserva biológica e área de preservação do estado de Pernambuco a ” Estatuaria do Rio Una”.

A cidade de São José da Coroa Grande possui cerca de 20 mil habitantes e possui bastante visitação, especialmente de turistas locais. No mês de Janeiro acontece um dos principais eventos da região, o Summer Beach onde os ritmos de forró e axé fazem a alegria do público.

Separamos algumas dicas das praias de São José da Coroa Grande mais conhecidas e outros pontos de visitação na cidade. Confira:

Praias de São José da Coroa Grande

Praias de São José da Coroa Grande Pernambuco
Praias de São José da Coroa Grande – por Rodrigo-Pereira_wikimedia

O destaque das praias de São José da Coroa Grande é sua localização na costa dos corais. Elas possuem bastante recifes que formam as piscinas naturais conferindo a alegria dos banhistas. As principais praias da região são:

Praia da Coroa Grande

Essa é uma das praias de São José da Coroa Grande mais conhecidas e visitadas da cidade. Possui as famosas coroas (formações de rochas) que ficam visíveis quando a maré está baixa.

Areias claras, mar calmo com águas cristalinas completam as características de beleza dessa praia. A orla possui bastante infra estrutura para os turistas, há muitos quiosques, coqueiros em uma ciclovia para caminhada e ciclistas.



Existem bastantes passeios de jangadas que levam os turistas até os passeios naturais que ficam cerca de 500 metros de suas margens.

Praia da Várzea do Una

A Várzea do Una é uma das maiores praias de São José da Coroa Grande. É muito conhecida pelo sossego, pois ela não muito frequentada pelos turistas. O acesso a ela não é dos mais fáceis, por isso, quem conhece o lugar são os pescadores e moradores.

Para chegar nessa praia é preciso pegar um barco no rio Una ou pegar uma pista de areia entre os coqueiros. O mar tem bastante ondas, por isso é mais surfistas que circulam pelo local.

É uma boa opção para quem gosta de ficar em contato com a natureza. Não existem opções de quiosques, os visitantes devem levar alimentos e bebidas.

Praia do Gravatá

Gravatá é uma das mais lindas praias de São José da Coroa Grande. Águas límpidas, areia clara e os maravilhosos coqueiros que enfeitam o local. Aos apreciadores da natureza, é um prato cheio para o descanso e relaxamento.

Apenas alguns turistas frequentam essa praia, por isso, ela não é movimentada. Mas, é a opção ideal para quem gosta de um banho de mar tranquilo e a prática de vela e Wind surf.

Não há estrutura de quiosques, mas os coqueiros fazem sombra natural.

Praia do Porto

Essa é uma praia  que não fica necessariamente em São José da Coroa Grande, mas muito próximo que pode ser visitada, pois é um paraíso intocável. Só é frequentada por pessoas que conhecem a região devido o seu difícil acesso, mas alguns turistas já estão desbravando o local.

Não existem construções por perto, apenas as águas mornas e cristalinas que fazem do lugar um oásis para quem gosta de curtir a natureza em um lugar deserto.

O acesso é por uma estrada de terra, por isso, algumas pessoas a visitam com um bugue. É preciso levar alimentos e bebidas, pois não há nada por perto.

A praia do Porto fica entre os municípios de São Jose da Coroa Grande e Barreiros (pertence a Barreiros). Merece ser citada porque foi cenário de gravações da novela ” A indomada” da rede Globo em 1997.

O que fazer em  São Jose da Coroa Grande

Praias de São José da Coroa Grande Pernambuco
Praias de São José da Coroa Grande – por LLuiz-Antonio_wikimedia

Além das praias de São José da Coroa Grande, a cidade possui outras atrações importantes que representam um marco para história local,entre elas:

  • Museu do Una – Fica localizado em Várzea do Una, um dos distritos de São José da Coroa Grande. O local preserva a cultura regional e o meio ambiente. O museu é relativamente novo e foi criado nos anos 2000 por Bertrando Bernardino.
  • Passeio pelo rio Una – O rio Una abriga uns manguezais em suas margens, além de uma vegetação única. Os passeios são feitos com barcos ou canoas e tem o momento de banho em locais seguros orientados pelos guias.

Nesse passeio também é possível avistar a costa dos corais, uma área de proteção ambiental que expressa muita beleza.

  • Engenho do Morim – Essa é uma das belezas arquitetônicas de São José da Coroa Grande. A construção foi realizada no século XVIII e até hoje a sua estrutura é conservada.

É perceptível que não foram somente as praias de São José da Coroa Grande que colaboraram para o crescimento da cidade, mas o rio Una é um grande ponto de visitação que atrai muitos turistas.

O rio Una não representa somente a beleza para a cidade, mas também marcou a história como  ponto de escoamento da produção de cana de açúcar oriundo da usinas e engenhos de toda a região.

As praias de São José da Coroa Grande são muito visitadas em toda a temporada do verão por pessoas que querem fugir de grandes centros urbanos. O ápice do movimento da cidade é em Janeiro, quando ocorre o festival de música que reúne muitos artistas famosos.

Espero que essas dicas sobre as praias de São José da Coroa Grande tenham te ajudado e aguçado a sua curiosidade de conhecer essa pequena cidade cheia de encantos no estado de Pernambuco. Conheça também a praia Ipojuja em Pernambuco!

 



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here