A Praia de Sepetiba já chegou a competir com Copacabana na lista de praias mais bonitas do Rio de Janeiro. Infelizmente, a poluição por lá se tornou um problema muito grande. Ainda que a região receba muitos turistas e esteja preparada para receber esse público, se você quer conhecer a praia, existem algumas coisas que precisa saber.

Apesar da poluição, ainda existem lugares que valem a pena serem visitados. Para ajudar você nessa tarefa, separamos tudo o que você precisa saber sobre a Praia de Sepetiba.

Vamos lá?

Onde fica a Praia de Sepetiba?

A praia está localizada na Zona Oeste do Rio. Sua extensão é de cerca de 2km de areia com um mar bastante agitado. Antigamente, ela era conhecida como “princesinha da Zona Oeste”.

Praia de Sepetiba - Rio de Janeiro RJ
herme-B-Alves

Porém, com o tempo, ela foi invadida por lodo. Isso aconteceu por causa do despejo de esgoto para que fosse possível a construção do Porto de Itaguaí. Com a passagem dos anos, ela se tornou cada vez mais ambientalmente degradada e deixou de ser própria para o banho.

Há alguns anos, o governo estadual criou uma proposta para revitalizar a faixa de areia da praia. Assim, ela se tornou um espaço de convivência para os moradores. Lá, você encontra alguns quiosques, restaurantes, muitos artistas tocando música ao vivo e até mesmo redes para jogar vôlei na areia.

Apesar da revitalização das faixas terrestres, infelizmente o mar continua impróprio para banho.



O que fazer na Praia de Sepetiba?

Se você quer conhecer a região, não tem como falar que o passeio não vale a pena. Como ela pode ser facilmente acessada pelo transporte público, é possível reservar um dia para conhecer a região e aproveitar alguns dos pontos turísticos. São eles:

1 – Patrimônio histórico

A revitalização da areia também promoveu a restauração do coreto tombado pelo patrimônio histórico. O local é onde Odorico Paraguaçu, personagem da novela “O Bem Amado”, fazia longos discursos.

Praia de Sepetiba - Rio de Janeiro RJ
Wallace-Santos-Valadão

3 – Pracinha

Também existe uma pracinha arborizada onde os moradores costumam passear aos fins de semana. Ela é uma área de lazer onde é possível aproveitar um dia tranquilo na região da Praia de Sepetiba.

4 – Ilha do Tatu

Perto da praia, é possível fazer um passeio de barco até a Ilha do Tatu. Essa região guarda uma das mais belas vistas do Rio de Janeiro. Lá, é possível se banhar em águas que diferem muito de Sepetiba. O mar é tranquilo e bastante azul. Então vale a pena fazer esse passeio!

Infelizmente, a Praia de Sepetiba deixou de ser um dos mais belos destinos do Rio de Janeiro (conheça as melhores praias desta região). Porém, ainda é possível conhecer a região e até mesmo ver de perto o que a negligência ambiental pode fazer com a paisagem.

Praia de Sepetiba - Rio de Janeiro RJ
Wallace-Santos-Valadão
Praia de Sepetiba - Rio de Janeiro RJ
Wallace-Santos-Valadão

No bairro, existem algumas casas de veraneio e pousadas voltadas para os turistas. Por ser uma região “esquecida” da Cidade Maravilhosa, você pode encontrar preços bem mais em conta por lá. O transporte público dá acesso fácil à Barra da Tijuca, Copacabana, Laranjeiras, Ipanema e outros bairros famosos do Rio de Janeiro.

Você ainda tem alguma dúvida sobre a Praia de Sepetiba? Então deixe o seu comentário no espaço abaixo para que possamos ajudá-lo. Não esqueça também de compartilhar este artigo em todas as suas páginas nas redes sociais. Boa viagem e até a próxima!



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here