Trindade é um bairro que fica localizado na cidade de Paraty no Rio de Janeiro, é chamada pelos moradores de Vila Trindade.

A distância de Trindade é cerca de 10 minutos do centro histórico de Paraty, o local se destaca pela natureza intocável e por isso, recebe muitos visitantes em busca da maior faixa de mata Atlântica intocada do País.

A Vila de Trindade é marcada pela rusticidade e abundância de arvores nativas, cachoeiras e uma fauna rica. Esse é o lugar perfeito para os amantes da natureza e que dispensam o luxo dos hotéis 5 estrelas.

Trindade

trindade - por 9mad
trindade – por 9mad

A Vila de Trindade fica a 30 km do trevo de Paraty, o lugar tem um conceito de simplicidade com muitos campings, lojinhas de artesanato, pousadas e algumas opções de bares e restaurantes que oferecem uma boa comida.

O lugar lota de visitantes na alta temporada e é preciso dizer que nem todos os estabelecimentos possuem máquinas de cartão de crédito, por isso, ao visitar o local é interessante levar dinheiro em espécie.

Trindade fica praticamente na divisa de São Paulo com Rio Janeiro, mas pertence ao estado do RJ. É muito fácil de chegar seguindo pela Rio Santos sentido Paraty ou pela Serra de Taubaté sentido Ubatuba.

O que fazer em Trindade

A Vila de pescadores é muito sossegada, especial para quem busca muita tranquilidade. Para se hospedar por lá, você pode dispensar o uso de carros, porque em Trindade, você pode fazer tudo a pé.



Mas, se você quer  aproveitar para conhecer o centrinho histórico de Paraty e algumas praias mais distantes, vai precisar de um meio de transporte.

Uma das coisas que você pode fazer em Trindade é conhecer as cachoeiras e as praias. Acredite, você ficará encantado com tanta beleza.

A beleza das cachoeiras

Um dos passeios mais procurados em Trindade é a visitação nas cachoeiras, entre as principais estão:

  • Pedra que engole – Essa cachoeira possui a queda da água no meio de duas pedras. Para ter acesso é preciso andar por 10 minutos em uma trilha que se inicia na Praia do Meio. O caminho até a pedra que engole possui um cenário encantador formado por pequenas quedas da água como o Poço Fundo e a rocha que parece um escorregador natural. Outra cachoeira a caminho da Pedra que engole é a Chuveiro que também possui uma queda pequena, mas que dá pra revigorar as forças.
  • Cachoeira Praia Brava – O acesso é o caminho da praia brava.

Praias de Trindade Rio de Janeiro

Se você está buscando contato com a natureza, com certeza Trindade é uma escolha acertada. O lugar oferece um verdadeiro cenário de sossego e belezas naturais. Confira as praias de Trindade que você não pode deixar de conhecer.

1 – Praia do Meio

trindade - praia do meio por Fontela01
trindade – praia do meio por Fontela01

A Praia do Meio é uma das mais conhecidas de Trindade, isso porque é através dela que começam a visitação de muitas cachoeiras.

Apesar das fortes ondas a praia do meio é uma boa opção de banho devido as águas cristalinas. O cenário é encantador e possui uma linda formação de rochas bem no meio da praia.

O lugar possui bares, restaurantes e duchas. Além disso, vários barcos saem dessa praia para levar os visitantes até as piscinas naturais.

2 – Praia do Cachadaço e piscina natural

Essa é a praia que merece alguns minutos de silêncio para apreciar a bela visão, por isso, ela é considerada uma das mais lindas de Trindade, pois tem lindas piscinas naturais próximas cercadas por formações rochosas de tirar o fôlego.

Águas cristalinas, vegetação nativa  uma extensa faixa de areia clara e fina compõem a praia da cachadaço.

Para visitar as piscinas naturais é preciso pegar uma trilha a partir da praia do cachadaço. O lugar é belíssimo, por lá poderá nadar com peixes e aproveitar um cenário belíssimo. Ainda há barcos que levam os visitantes até o local, saem da praia do meio.

3 – Praia do Cepilho

Areias brancas, águas cristalinas e formações rochosas que contribuem para a beleza do lugar. O mar possui bastante onda, por isso, é frequentado por muitos surfistas.

A praia do Cepilho é um reduto de tranquilidade, pois muitos turistas não costumam frequentar o lugar.

Apesar de fora com circuito turístico, a Praia do Cepilho possui um bar que serve bebidas e petiscos.

4 – Praia Brava

Essa é mais uma opção tranquila para visitar em Trindade, ela possui acesso por uma trilha cercada de mata atlântica. O lugar é realmente muito bonito,entretanto, o mar é agitado e possui bastante onda.

Próximo da praia brava tem uma pequena cachoeira que é uma excelente opção para se banhar.

5 – Praia de Fora

A praia de fora é ideal para camping, ela fica localizada nas proximidades da praia do Cepilho.

A beleza da praia encanta todos os visitantes, no lugar acontecem muitos luaus e a prática de esportes. Além disso, tem uma estrutura turística do outro lado da praia formado por bares e restaurantes.

Melhor praia de Trindade Paraty

Todas as praias de Trindade são bonitas e possuem atrativos para diferentes tipos de público. Em questão da ” mais visitada” está a Praia do Meio. A sua infra estrutura formada por bares, restaurantes , guarda sol e estacionamento permite o conforto para os turistas em busca de estrutura.

Mas, não podemos esquecer que a piscina natural do Cachadaço é o destino mais famoso de Trindade. A maioria dos turistas definem como sendo o lugar mais incrível da Vila.

É possível chegar nas piscinas naturais por trilha (próximo a praia do Cachadaço) como por bote (a um custo de R$ 10,00 por pessoa). O lugar é realmente incrível e não pode deixar de ser visitado.

Trindade  – Onde fica?

Trindade - praia do meio por LUCIANO FORONI
Trindade – praia do meio por LUCIANO FORONI

A Vila de Trindade é um bairro de Paraty localizado no litoral Sul do Rio de Janeiro, muito próximo da divisa de Ubatuba– São Paulo. Segue o mapa para visualização completa da pequena Vila de Pescadores que faz muito sucesso.

Na próxima viagem a Paraty, não deixe de conhecer Trindade. A pequena Vila que oferece um verdadeiro paraíso para descansar e curtir a natureza.



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here