Quem quer viajar para o litoral norte paulista não pode deixar de conhecer a Praia do Santiago. Localizada em São Sebastião, esse destino é perfeito para quem quer fugir das grandes multidões e aproveitar um dia tranquilo na areia.

Se você quer saber tudo sobre essa praia, como chegar e o que fazer, então esse é o artigo certo para você. Portanto, não deixe de acompanhar até o final para planejar as suas próximas férias no litoral norte.

Como chegar na Praia do Santiago?

Praia do Santiago - São Sebastião
Praia do Santiago – São Sebastião

A praia está localizada a apenas 28km do centro de São Sebastião. Para acessar, você deve seguir até o km 148 da Rodovia Rio-Santos, o que é uma viagem de aproximadamente 40 minutos do centro de São Sebastião.

Justamente pela proximidade, o destino pode ser uma boa opção tanto para quem quer fazer o famoso “bate e volta” como para quem quer ficar alguns dias na praia.

Não é preciso acessar nenhum trecho complicado. A estrada de terra é muito bem conservada e existem diversas opções de estacionamento ao chegar na praia. Portanto, a viagem é bastante tranquila!

Onde posso me hospedar na Praia do Santiago?

Praia do Santiago - São Sebastião
Praia do Santiago – São Sebastião

Como a praia é pequena, existe apenas uma opção de hospedagem: o camping do Cacau. A grande vantagem do acampamento é que ele funciona no estilo pé na areia. Ou seja, você conta com ótimas visões do nascer e pôr-do-sol, além do barulho do mar para embalar a noite.

As árvores são bastante largas na praia do Santiago, por isso você conta com muitas sombras. Isso ajuda a manter a temperatura agradável dentro das barracas.



Agora, se você não curte o acampamento, a ideia é ir até Maresias. Lá, existem mais opções de hotéis e pousadas. O trajeto de carro dura aproximadamente 10 minutos.

O que fazer na Praia do Santiago?

Praia do Santiago - São Sebastião
Praia do Santiago – São Sebastião

A natureza é o grande ponto forte desse destino. Por ser localizada próxima a uma área reservada da Mata Atlântica, a flora é bastante diversificada e você pode conferir diferentes tipos de árvores e plantas.

Além disso, a água do mar na praia do Santiago é própria para o surfe. Na parte direita da praia, as ondas são altas e quebradiças, o que favorece a prática do esporte.

O mergulho livre também é muito procurado nessa região, já que a água é bastante cristalina e permite que os turistas vejam lindos corais e recifes. As tartarugas costumam visitar a praia e, se tiver sorte, você pode até mesmo avistar golfinhos!

Por último, você pode conhecer a bica natural que fica na parte direita da praia. A água gelada cai direto da mata, quase como uma mini cachoeira.

Esportes radicais na Praia do Santiago

Praia do Santiago - São Sebastião - Victor Lopes
Praia do Santiago – São Sebastião

Agora, se você gosta de aventura, saiba que a Praia do Santiago é perfeita para a prática do Boulder. Esse esporte consiste na escalada em grandes formações rochosas sem o uso de equipamentos.

Para aproveitar o passeio, é essencial que você conte com a ajuda de um monitor ou já seja especialista na prática. Lembre-se: a segurança vem sempre em primeiro lugar.

Vale ressaltar que o comércio nesse destino é bastante restrito. Existe apenas um pequeno bar na orla, portanto não espere muita praticidade. Além disso, por ser uma área envolta por belezas naturais, os mosquitos são residentes na praia. Logo, não se esqueça de adicionar o repelente à lista de o que levar para o dia na praia!

Agora que você já conhece melhor a Praia do Santiago, que tal começar a planejar a sua próxima viagem? Reúna a sua família ou amigos e prepare-se para construir lindas memórias neste destino tranquilo do litoral norte paulista!

Se você gostou da praia do Santiago, deixe o seu comentário no espaço abaixo. Aproveite também para compartilhar o conteúdo nas redes sociais.



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here